EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LITERATURA INFANTIL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL!

Autores

  • Fatima Vanzella Floss UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a Educação Ambiental e verificar as possíveis relações com a literatura infantil, enquanto possibilidade de caminho pedagógico, para estudar a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Para responder ao objetivo utiliza-se como referencial teórico estudos sobre o tema, como também documentos oficiais, os quais definem a Educação Ambiental enquanto política pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com análise de conteúdo de duas obras da literatura infantil que abordam a temática. Inicialmente, contextualiza-se a Educação Ambiental, seu histórico e sua relação com o ambiente educativo a partir dos documentos oficiais, com destaque para a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Na sequência, busca-se compreender a literatura infantil como caminho pedagógico para estudar a Educação Ambiental no contexto escolar. Destaca-se a importância de trabalhar este tema desde a primeira etapa do ensino fundamental, para desenvolver, desde a infância, a conscientização a respeito da preservação do meio ambiente, para que assim as crianças possam ser agentes multiplicadores do que aprendem no espaço escolar. Ademais, é possível dizer que a literatura infantil se apresenta como um instrumento de grande valia para o estudo da Educação Ambiental, de maneira lúdica e criativa.

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Publicado

26-09-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa