GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este resumo apresenta os resultados da pesquisa que buscou relacionar a gestão escolar democrática e a participação da família na Educação Infantil. Os objetivos do trabalho versaram sobre: compreender como o atendimento da educação infantil foi acontecendo no Brasil; promover uma reflexão acerca dos fatores que dificultam ou impedem uma participação efetiva dos pais na vida escolar dos filhos e ainda, refletir sobre as contribuições do gestor neste contexto educativo. A pesquisa de caráter qualitativa, utilizou-se além de referencial bibliográfico de uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Concordia – SC, localizados em diferentes regiões, dois na área urbana, contemplando centro da cidade e bairro e um CMEI situado em meio rural. Partiu-se do pressuposto que a família é o primeiro contexto de educação da criança, e que quando esta estiver matriculada na Educação Infantil a parceria entre instituição e família deveria ser o ponto inicial do trabalho. No entanto para que isso aconteça o gestor deve compartilhar este espaço com as famílias, em um trabalho coletivo, que demonstre um olhar atento para o contexto em que estão inseridas construindo relações mais democráticas. Para isso deve-se aproveitar o máximo todas as possibilidades de estreitamento de relações abrindo espaço de convivência, socialização e parceria para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e uma gestão democrática.

Biografia do Autor

  • ANDREIA FATIMA VARELA KAFER, UFFS

  • Sandra Simone Hopner Pierozan, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestre em Educação, docente da UFFS, campus Erechim-RS. Email: sandra.pierozan@uffs.edu.br

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Publicado

24-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa