A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE APICULTURA
Resumo
As aulas de campo constituem atividades escolares que envolvem o deslocamento dos estudantes para ambientes não formais, representados pelo jardim da escola ou espaços interativos que fujam da rigorosidade da sala de aula. A proposta do estudo foi avaliar como as aulas de campo interferem no processo de ensino-aprendizagem, funcionando como suporte para a melhoria do aprendizado de conhecimentos teóricos desenvolvidos em sala. Os procedimentos adotados tiveram como base a metodologia de pesquisa e ação, apoiando-se no levantamento bibliográfico com posterior execução de um experimento desenvolvido na disciplina de Apicultura, em turmas regulares do curso de Agronomia, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul – PR. O estudo foi composto de duas etapas: a primeira tratou-se do levantamento de informações concretas que destacassem a importância da utilização das aulas de campo, e a segunda consistiu na elaboração e aplicação de testes para verificar a contribuição dessas aulas quando realizadas na sequência da teoria em sala de aula. Procurou-se investigar o nível de relevância do uso da metodologia como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, de forma qualitativa e quantitativa. Um pré-teste foi aplicado uma semana após a aula de fundamentos teóricos, e depois um pós-teste uma semana após a execução da aula de campo, sobre o mesmo assunto técnico da disciplina. Os intervalos de tempo foram usados para verificar a eficácia do método meramente expositivo e do método expositivo sob influência da aplicação de aulas práticas de campo para o processo de memorização. Os resultados obtidos demonstraram uma grande melhora no grau de compreensão sobre o assunto após a aula de campo, sendo que no pós-teste os acadêmicos deram respostas mais detalhadas e com terminologias mais técnicas e científicas quando comparadas ao pré-teste. Conclusivamente as aulas de campo tiveram uma contribuição significante no ensino-aprendizagem, pois verificou-se um aumento da complexidade das respostas a partir de um tema, com subsequente melhoria do desempenho acadêmico expresso numericamente pelo aumento da média das notas.
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