Regionalização do Brasil a partir da Cartografia Tátil

Autores/as

  • Bruna Zanetti Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.
  • Victor Estevam da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.
  • Alexandra Paulini Klaus
  • Gisele Leite de Lima Primam, Orientadora

Palabras clave:

Cartografia Tátil, Regionalização do Brasil, Programa de Residência Pedagógica

Resumen

Atividades relacionadas à Cartografia Tátil podem ser um recurso extremamente valioso para se utilizar em sala de aula. É uma oportunidade de trabalhar conteúdos de forma lúdica e inclusiva, permitindo a inclusão escolar de alunos com deficiência visual ou baixa visão, tornando mais fácil seu entendimento de conceitos geográficos através do tato. O conteúdo de regionalização do Brasil foi trabalhado a partir de mapas táteis com duas turmas de 7º ano de uma escola que recebeu o Programa de Residência Pedagógica, do núcleo Geografia, do campus Chapecó. Os resultados obtidos demonstraram que a aplicação da atividade foi satisfatória tanto por parte dos estudantes quanto dos residentes envolvidos na atividade.

Publicado

19-02-2024