“SÓ ATRASA O NOSSO CORRE”

REFLEXÕES DA JUVENTUDE TRABALHADORA E SUA RELAÇÃO COM O NOVO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Isabelle Piaia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Lebens
  • Alexandre Maurício Matiello
  • Dionata Luis Plens da Luz

Palabras clave:

Novo Ensino Médio, PIBID Sociologia, Estudantes Trabalhadores

Resumen

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma breve análise dos relatos da juventude trabalhadora da cidade de Chapecó acerca da problemática do Novo Ensino Médio, coletadas através de uma intervenção realizada com alunos da EEB Bom Pastor. Os elementos centrais da análise são os relatos dos estudantes, consultados de forma anônima, os quais manifestaram opiniões, experiências e expectativas sobre as vivências na escola pós implementação do Novo Ensino Médio (NEM), tendo como elementos principais, a escola, o aluno trabalhador e o sistema educacional permeado pelas prerrogativas da Lei 13.415 (BRASIL, 2017), que trata da reforma do Ensino Médio.

Publicado

05-02-2024

Número

Sección

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência