A NATURALIZAÇÃO DO DISCURSO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER REFLETIDO EM PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM SANTA CATARINA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Relato de experiência, PIBID, Violência contra a mulherResumen
Este relato de experiência foi realizado pelos estudantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, 2023, que tem como objetivo apresentar o trabalho realizado sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa, com estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola estadual do município de Chapecó, Santa Catarina. Assim, tomou-se como pressuposto a concepção interacionista da linguagem, onde a sequência didática desenvolvida teve como base os princípios da BNCC, como influência dos movimentos de produção textual apontados por Geraldi (1997). A partir da leitura do conto “Venha ver o pôr-do-sol”, de Lygia Fagundes Telles (2009), abordou-se os elementos gramaticais desse gênero narrativo e proposta textual, para colocarmos em prática a forma em que os acontecimentos neste texto mesclam-se com a nossa vida cotidiana. Para isso, abrimos espaço para discussões sobre a violência contra a mulher que se mostra presente na obra e como os alunos percebem essa realidade traduzindo para uma linguagem verbalizada textual, produzindo um final alternativo do conto que case com o que foi lido, analisado e discutido. Percebeu-se, nas produções dos estudantes, a incidência de um discurso de naturalização da violência contra a mulher.