O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA PESQUISA-AÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Kayamar Ynaê Panzarini de Andrade UFRPE
  • Ivanda Martins Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Pesquisa-ação;, Ensino-aprendizagem, Residência Pedagógica

Resumen

Resumo:

O presente trabalho é o relato das experiências vivenciadas na etapa inicial do Programa Residência Pegagógica, do núcleo de língua Portuguesa, da unidade de Ensino à Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que tem como escola-campo uma Escola Estadual na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos em Petrolina-PE. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de natureza teórico-empírica, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação e se deu a partir de encontros formativos teóricos e da imersão na escola-campo e teve como objetivo a coleta e análise de dados para nortear minha prática nas próximas etapas do Programa. Para isso, embasaram teoricamente esse relato de experiência as pesquisas de Thiollent (2011), Antunes (2009), Kleiman (2012), Soares (2005), que nortearam o momento de coleta de dados. Conclui-se assim que essa etapa imersiva foi fundamental para o andamento futuro do planejamento e execução de ações, pois, após o processo de interação, escuta e empatia, pôde-se compreender as reais necessidades dos sujeitos envolvidos e assim poder colaborar de forma mais efetiva com o processo de ensino e aprendizagem da turma, não esquecendo de aliar-se aos projetos já trabalhados pela escola, pois eles são uma forma de engajar os alunos nas atividades, visto que eles se sentem protagonistas nesse processo.

Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica; Pesquisa-ação; Ensino e Aprendizagem.

Publicado

02-02-2024

Número

Sección

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência