A NATURALIZAÇÃO DO DISCURSO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER REFLETIDO EM PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM SANTA CATARINA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este relato de experiência foi realizado pelos estudantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, 2023, que tem como objetivo apresentar o trabalho realizado sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa, com estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola estadual do município de Chapecó, Santa Catarina. Assim, tomou-se como pressuposto a concepção interacionista da linguagem, onde a sequência didática desenvolvida teve como base os princípios da BNCC, como influência dos movimentos de produção textual apontados por Geraldi (1997). A partir da leitura do conto “Venha ver o pôr-do-sol”, de Lygia Fagundes Telles (2009), abordou-se os elementos gramaticais desse gênero narrativo e proposta textual, para colocarmos em prática a forma em que os acontecimentos neste texto mesclam-se com a nossa vida cotidiana. Para isso, abrimos espaço para discussões sobre a violência contra a mulher que se mostra presente na obra e como os alunos percebem essa realidade traduzindo para uma linguagem verbalizada textual, produzindo um final alternativo do conto que case com o que foi lido, analisado e discutido. Percebeu-se, nas produções dos estudantes, a incidência de um discurso de naturalização da violência contra a mulher.