Atenção primária em saúde e sistemas de informação na covid-19: potencialidades e fragilidades
Palabras clave:
Doença por coronavírus , Sistema de Informação em saúde, Vigilância epidemiológica, Vulnerabilidade em saúdeResumen
Introdução: a Atenção Primária em Saúde (APS) foi impactada pela pandemia da covid-19, principalmente por ser a ordenadora das demais redes de atenção à saúde. A APS destacou-se na coordenação da alocação de recursos e gastos financeiros ao organizar fluxos para otimizar recursos no enfrentamento da pandemia. Objetivo: identificar as principais potencialidades e dificuldades da APS em relação ao sistema de informação e tecnologia na pandemia da covid-19. Metodologia: as etapas da Revisão Integrativa da Literatura (RIL) compreendem: identificação do tema, determinando o problema da pesquisa; selecionar a amostragem na literatura disponível e definir os critérios de inclusão e exclusão; categorização dos estudos, através da organização de um banco de dados, sintetizar as informações contidas nos estudos; avaliação dos estudos selecionados; interpretação dos resultados; e apresentação da revisão integrativa: síntese das etapas e apresentação dos achados nos estudos. As buscas foram nos portais LILACS, MEDLINE, PUBMED e Portal de Periódicos da Capes – Scielo. O período de busca foi de setembro de 2023 a janeiro de 2024. Os descritores foram: SUS, covid-19 e Gestão em Saúde. Foram selecionados 11 artigos para essa temática. Resultados e Discussão: a telemedicina e telessaúde destacaram-se como instrumentos importantes para evitar sobrecarga nas unidades de saúde, proporcionando o atendimento à população em seu domicílio, evitou aglomerações e, ainda, facilitou a comunicação entre os profissionais de saúde e gestores para tomada de decisões. A tecnologia contribuiu também para o trabalho do serviço de vigilância epidemiológica em relação a análise de dados e a tomada de decisão, sistema de informação confiáveis que chegaram corretamente até a população. O SUS é heterogêneo nas diferentes regiões do país e houve fragilidades nas ações de vigilância em saúde em outros territórios, especialmente quanto a notificação dos casos, no cuidado individual de usuários confirmados e suspeitos de covid-19. Os usuários enfrentaram barreiras de acesso aos serviços de saúde e dificuldades no cumprimento das medidas sanitárias, expondo vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas. Muitas localidades do Brasil apresentaram dificuldades, incluindo a falta de acesso à internet, escassez de equipamentos, materiais e infraestrutura, sendo fatores imprescindíveis para o atendimento efetivo à população. Considerações finais: os resultados obtidos evidenciam a necessidade de investimentos no sistema de informação e tecnologia no SUS em todo território brasileiro. Os sistemas de informação são essenciais para todas as redes em saúde e precisam ser integrados entre si para que a alimentação dos dados seja possível, afim de qualificar e integrar a comunicação, avaliar o perfil das vulnerabilidades da população e as necessidades de cada serviço de saúde. A pandemia da covid-19 serviu para mostrar o quanto é necessário que as informações estejam em tempo hábil sistematizadas para facilitar a atenção integral e oportuna à saúde e qualificar as notificações para tomada de decisões diante de uma pandemia. É necessário utilizar as experiências enfrentadas pela pandemia, para elaboração de planejamentos e estratégias, a fim de melhorar o sistema de informação das redes em saúde, com o intuito de fortalecer a atenção e assistência em saúde ofertada pelo SUS aos seus usuários e para o enfrentamento de futuros crises sanitárias.Descargas
Publicado
20-07-2025
Número
Sección
ET 2 - Sistemas de Informação e Geotecnologias aplicadas à saúde