A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Palavras-chave:
Ludicidade. Alfabetização e Letramento. Desenvolvimento infantil. Estratégia Pedagógica. Aprendizagem significativa.Resumo
A ludicidade tem se mostrado uma estratégia pedagógica significativa no processo de alfabetização e letramento, especialmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo, fundamentado em uma abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, reflete sobre as potencialidades e os desafios da ludicidade na prática pedagógica, destacando seu papel no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, além de apresentar algumas possibilidades que podem ser desenvolvidas com as crianças. Com base em autores como Vygotsky (1998), Ferreiro e Teberosky (2006), Soares (2003), Kishimoto (1999, 2003, 2010) e Friedmann (2006), entende-se que alfabetizar e letrar não se resume à decodificação de símbolos, mas envolve inserir o aluno em práticas sociais significativas de leitura e escrita. O brincar, nesse contexto, deixa de ser apenas recreação e passa a ser um eixo estruturante da aprendizagem, provocando o interesse, a imaginação e a criatividade. No referencial teórico, é apresentada a diferença entre alfabetizar e letrar.