Literatura e audiolivro como ferramentas para a aprendizagem de Professores de Espanhol

Autores

  • Luciéli Fracalossi Engroff
  • Gabriel Bandeira do Amaral Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberta Kolling Escalante Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Livro Falado, Fluência Oral, Língua Espanhola, Formação Docente, Educação Literária

Resumo

Este relato de experiência origina-se de uma atividade desenvolvida na disciplina de Língua Espanhola II, componente curricular obrigatório, oferecido no segundo semestre do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Cerro Largo-RS e busca apresentar uma proposta de ensino e de aprendizagem que teve como foco introduzir o contato com a literatura em língua espanhola e desenvolver a prática oral no idioma. Com base na leitura e análise do conto La casa de Azúcar, da escritora argentina Silvina Ocampo, publicado em 1959 no livro La furia y otros cuentos, os estudantes tiveram, no primeiro momento, acesso a parte do conto para a discussão em sala de aula com o objetivo de incitar o interesse inicial pela narrativa, a fim de que, posteriormente, extraclasse, despertassem autonomia pela leitura do texto completo. Na sequência, dividiu-se o texto para que cada licenciando fizesse a leitura de um fragmento e gravasse em áudio, para que se pudesse, então, montar um audiolivro. Dentre os resultados alcançados, tem-se a incorporação de um novo repertório vocabular, a exposição de leitura mais fluente - com pausas, entonações e pronúncias com maior acuidade – além de melhoria na compreensão leitora e de um aumento no interesse por obras literárias em espanhol. Em suma, a elaboração do audiolivro possibilitou compreender a importância das obras literárias para o desenvolvimento da capacidade imaginativa de colocar-se no lugar de pessoas e situações muito distintas de sua realidade, oportunizando adquirir experiências e indagar possibilidades, provocando o leitor-professor em formação a fazer-se perguntas sobre si mesmo, favorecendo a formação de uma consciência cidadã. Além disso, a gravação do áudio permitiu o registro, a observação e a avaliação do processo de aprendizagem da língua-alvo, permitindo investigar possíveis dificuldades para intervenção, acompanhamento e apoio no progresso da produção oral dos professores de espanhol.    

 

Biografia do Autor

  • Roberta Kolling Escalante , Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora de Língua Espanhola, Linguística Aplicada e Estágio Supervisionado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo-RS. Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Possui Especialização em Leitura e Produção Textual (2005) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel -( 2003). 

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Publicado

03-06-2025