OFICINA DE HQS PARA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL: REFLEXÃO SOBRE UMA PRÁTICA LINGUÍSTICA-PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
ferramenta pedagógica, habilidades, fronteira, línguaResumo
Este relato tem por objetivo refletir sobre a prática pedagógica iniciada em outubro de 2024 através do Centro de Línguas da UFFS campus Cerro Largo em parceria com a Escola Doutor Otto Flach, do mesmo município, nomeada Oficina de Histórias em Quadrinhos para Aprendizagem de Espanhol. A iniciativa foi idealizada considerando a perspectiva de ensino utilizada no CELUFFS, espaço que conecta universidade e comunidade externa através de cursos de diferentes idiomas oferecidos de forma gratuita e com certificação, que buscam ensinar línguas de forma interativa e dinâmica. Unindo o CELUFFS à Escola Doutor Otto Flach - antiga parceira da UFFS, que sempre apoiou projetos universitários -, pertencente à comunidade de Cerro Largo. A escola propõe uma educação em tempo integral que oferece além do ensino regular, oficinas de diferentes áreas intelectuais e culturais. Em concordância, foi possível que o projeto de Oficina de Histórias em Quadrinhos para Aprendizagem de Espanhol fosse alinhado com as expectativas das duas instituições participantes e dessa forma fosse possível o ensino de línguas de forma interativa, em conjunto ao aperfeiçoamento de demais habilidades cognitivas e motoras dos estudantes. O público-alvo, formado de alunos do 6° ao 9° ano que mostraram interesse na divulgação do curso foi formado e a partir disso buscou-se dados sobre como tais perspectivas de educação já foram utilizadas e como inseri-las na educação oferecida pela escola. Quanto ao ensino integral, Jaqueline Moll define e posiciona a maneira como ele deve ser guiado dentro de sala de aula. Darcilia Simões e Nataniel Gomes produziram narrativas de experiências sobre o uso de HQs para ensino na educação brasileira e as autoras Lívia C. Melo e Raquel C. Piacenti dialogam sobre o ensino de línguas através de HQs, suas perspectivas e reflexões históricas e sociais desse tema dentro de sala de aula como ferramenta pedagógica. Refletindo tais obras sobre o uso de HQs para fins educativos, formula-se material didático que visa proporcionar ao aluno um conhecimento histórico do gênero textual em questão, bem como o conhecimento de estrutura e narrativa, para só então iniciar a abordagem da língua espanhola, introduzindo personagens hispânicos importantes como Gaturro e Mafalda, trazendo lugares onde as HQs hispânicas são mais influentes, como Chile e Argentina, e, posteriormente, o uso da língua, contato com fonemas, vocabulários e expressões. Construindo uma perspectiva de ensino básico do espanhol através da união entre escrita e ilustração nas HQs produzidas pelos alunos em sala de aula. Ao fim do projeto, através de conversas com os alunos foi possível perceber que o ensino através das HQs e o desenvolvimento de ilustrações os manteve mais interessados na aprendizagem da língua espanhola. Os personagens os cativaram e isso também os motivou a se interessarem pelos aspectos culturais e linguísticos conforme o avanço das aulas. Ademais, foi possível trabalhar nessa linha com a valorização da língua e cultura hispânica, especialmente na região fronteiriça em que se localizam a escola e a universidade, bem como o público-alvo, sendo crianças e adolescentes que são o futuro de uma nação.