Representações Semióticas em um ambiente interativo de aprendizagem no estudo de progressões e funções

Autores

  • Luciane Neuhaus Durgante UFFS Chapecó

Resumo

Neste estudo qualitativo, desenvolvido na modalidade de pesquisa-ação, investigou-se como a mobilização de diferentes registros de representações semióticas pode favorecer a aprendizagem da Matemática, especialmente com o uso de Tecnologias Digitais (TD), como o software GeoGebra. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do Curso Técnico em Informática de uma escola pública de tempo integral em Concórdia (SC), envolvendo 11 estudantes durante 20 aulas. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Duval fundamentou que se deu pela aplicação de uma sequência didática contendo objetos virtuais de aprendizagem (OVA) e tarefas, que articularam progressões aritmética (PA) e geométrica (PG) com funções afins e exponenciais, respetivamente. Os dados foram submetidos a uma Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), possibilitando identificar habilidades de conversão entre registros numéricos, gráficos, geométricos, algébricos e escritos em linguagem natural, mostrando compreensão conceitual dos conteúdos. O uso dos OVA ampliou as possibilidades de visualização, experimentação e acompanhamento individualizado.

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Publicado

11-09-2025