A Semana Acadêmica de Matemática (SAMAT) é um evento de periodicidade anual, cujo objetivo é a socialização dos trabalhos de Matemática e Educação Matemática, desenvolvidos nas diferentes vivências (TCC; Estágios Curriculares; Iniciação Científica; Extensão; Monitorias; Programas de formação de professores como o PIBID e Residência Pedagógica e componentes curriculares e Programas de Pós-Graduação) do Curso de Matemática-Licenciatura da UFFS/Chapecó e outras instituições de ensino superior, assim como das produções de professores das redes de ensino públicas e privadas. 

Na área de Matemática, são aceitos trabalhos com enfoque de matemática pura, aplicada ou modelagem matemática, prioritariamente voltados para os níveis da Escola Básica ou Graduação e que, de alguma forma, tenham aderência com a formação do licenciando em Matemática. Os trabalhos cujos temas compõem a formação teórica e as práticas pedagógicas do professor de Matemática, serão aceitos como da área central do evento, a Educação Matemática. 

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e da Educação Básica, pesquisadores e extensionistas estão convidados a submeter seus trabalhos para apresentação nas edições da SAMAT. Os trabalhos serão avaliados por uma Equipe Ediorial, composto por professores da UFFS e colaboradores de outras instituições de ensino. Se aprovados, são incluídos nas respectivas seções de apresentação e, se apresentados na devida hora e local do evento, serão publicados no site da SAMAT.   

São três as modalidades de apresentação e publicação no evento: as Palestras ou Conferências; as Comunicações Orais e as Oficinas. Os palestrantes estão convidados a publicar um texto completo, resumo das falas e/ou slides da sua apresentação. Para as comunicações orais, são aceitos para publicação, relatos de experiências ou de pesquisa científica (template comunicações). Para as oficinas é recomendada a descrição das atividades e dos materiais propostos, acompanhada de fundamentação teórica e reflexões sobre a prática (template oficinas).