USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA DO 9º ANO: Uma experiência de ensino integrando Geometria e Álgebra com tecnologias digitais

Autores

  • Regina Negrini UFFS - Campus Chapecó/SC
  • Dr. Vitor José Petry UFFS - Campus Chapecó/SC

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, visando integrar conteúdos de Geometria e Álgebra por meio do uso do software GeoGebra. Fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, o estudo buscou promover a articulação entre conhecimentos prévios e novos conceitos, explorando representações múltiplas e a manipulação dinâmica de objetos matemáticos. A metodologia, de abordagem qualitativa e caráter interventivo, consistiu na aplicação de duas oficinas pedagógicas, envolvendo construção de figuras geométricas, análise de funções e resolução de sistemas lineares no ambiente digital. Os resultados evidenciam que o uso do GeoGebra potencializa a compreensão conceitual, estimula a autonomia investigativa e favorece práticas mais interativas e contextualizadas. Conclui-se que a integração entre tecnologias digitais e estratégias pedagógicas bem estruturadas representa uma alternativa promissora para o ensino de Matemática, especialmente em contextos rurais, fortalecendo o raciocínio lógico e a visualização matemática.

Biografia do Autor

  • Regina Negrini, UFFS - Campus Chapecó/SC

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2018) e graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003). Pós Graduação em Gestão e Organização Escolar pela UNOPAR/FW, Cursando Mestrado Profissional em Matemática Aplicada pela UFFS/Chapecó-SC(Ano de conclusão: 2026). Atualmente é professora de Matemática nas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa e Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Física e demais disciplinas ligadas à área de Ciências da Natureza. 

  • Dr. Vitor José Petry, UFFS - Campus Chapecó/SC

    Possui graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, soja, ensino e aprendizagem em matemática, secagem e heat transfer.

Downloads

Publicado

11-09-2025