GEOMETRIA E MARCENARIA: Noções e conhecimentos adquiridos no exercício da marcenaria
Resumo
Este estudo investiga a presença da matemática na marcenaria tradicional, evidenciando que, mesmo sem escolarização formal, os marceneiros aplicam conceitos matemáticos, sobretudo geométricos, adquiridos pela prática e pela transmissão oral. Originada de um Trabalho de Conclusão de Curso, a pesquisa buscou identificar e relacionar esses saberes às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com abordagem qualitativa e caráter etnográfico, foram entrevistados quatro marceneiros de Quilombo-SC, com diferentes níveis de escolaridade, analisando estratégias para o cálculo das peças de um móvel. Os resultados revelam correspondência direta entre as práticas observadas e habilidades da BNCC, como resolução de problemas com números naturais, identificação e classificação de figuras geométricas, e cálculo de áreas e volumes. A marcenaria, como prática social e cultural, integra conhecimentos matemáticos, físicos e de design, reforçando a importância de uma educação contextualizada e valorizadora dos saberes populares.