CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM RÉGUA E COMPASSO: Uma experiência didático-pedagógica

Autores

  • Mariana Donhauser UFFS
  • Carl Rebu Tidor
  • Diego Alejandro Medina Avendano
  • Itelvino Andreola

Palavras-chave:

Desenho geométrico, Construções, Ensino Fundamental

Resumo

O presente relato se refere às atividades desenvolvidas e aplicadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sob a orientação da Professora Drª Divane Marcon. As experiências descritas foram desenvolvidas com duas turmas de 8º ano da Escola de Educação Básica Antônio Morandini em Chapecó/SC nos dias 19 e 20 de maio de 2025, sendo monitoradas pela Professora regente da sala de aula, Bernardete Figura Chiarello.

As atividades aplicadas tiveram foco em construções geométricas com a utilização de régua não graduada e compasso, usando como base a obra “Geometria Euclidiana Plana” de Barbosa (2020). 

O objetivo da atividade foi trazer na prática os conceitos geométricos, além de mostrar a importância da precisão e entendimento do raciocínio geométrico para a construção das figuras com os materiais permitidos, atendendo às habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de construções geométricas e aplicações dos conceitos de bissetriz e mediatriz como lugares geométricos.

Downloads

Publicado

11-09-2025