CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM RÉGUA E COMPASSO: Uma experiência didático-pedagógica
Palavras-chave:
Desenho geométrico, Construções, Ensino FundamentalResumo
O presente relato se refere às atividades desenvolvidas e aplicadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sob a orientação da Professora Drª Divane Marcon. As experiências descritas foram desenvolvidas com duas turmas de 8º ano da Escola de Educação Básica Antônio Morandini em Chapecó/SC nos dias 19 e 20 de maio de 2025, sendo monitoradas pela Professora regente da sala de aula, Bernardete Figura Chiarello.
As atividades aplicadas tiveram foco em construções geométricas com a utilização de régua não graduada e compasso, usando como base a obra “Geometria Euclidiana Plana” de Barbosa (2020).
O objetivo da atividade foi trazer na prática os conceitos geométricos, além de mostrar a importância da precisão e entendimento do raciocínio geométrico para a construção das figuras com os materiais permitidos, atendendo às habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de construções geométricas e aplicações dos conceitos de bissetriz e mediatriz como lugares geométricos.