PENSAMENTO COMPUTACIONAL E GRUPOS DE SIMETRIAS: Uma abordagem com estudantes da Licenciatura em Matemática

Autores

  • Eluísa Andréia Nerling UFFS Campus Chapecó
  • Rosane Rossato Binotto UFFS Campus Chapecó
  • Vitor José Petry UFFS Campus Chapecó

Palavras-chave:

GeoGebra, Pensamento Computacional, Grupos Diedrais, Grupo das Reflexões, Álgebra

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo investigar a integração do pensamento computacional (PC) no estudo de grupos de simetrias por estudantes de Licenciatura em Matemática. O estudo, realizado com seis estudantes da UFFS, Campus Chapecó, utilizou o software GeoGebra para a criação e manipulação de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) sobre rotações e reflexões de polígonos regulares. Os resultados indicam que o uso do GeoGebra facilitou a visualização da ação do grupo, a compreensão de conceitos e a identificação dos pilares do PC. Os participantes perceberam que, embora o software não substitua a formalização algébrica, ele serve como um recurso valioso para a visualização e formulação de conhecimentos, tornando o aprendizado de conceitos complexos mais concreto e acessível. A pesquisa mostrou indícios de que essa abordagem pode ser uma ferramenta eficiente para a formação de futuros professores, preparando-os para mediar a aprendizagem de forma criativa em um cenário educacional cada vez mais digital.

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Publicado

11-09-2025