O ENSINO DE DERIVADAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: Uma proposta com o uso do GeoGebra
Palavras-chave:
Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias Digitais, Objetos Virtuais de Aprendizagem, DerivadaResumo
A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é imprescindível nos cursos de graduação das ciências exatas, entretanto, apresenta inúmeros desafios tanto para estudantes quanto para docentes, visto que é frequentemente associada a significativos índices de evasão e reprovação. Com o intuito contribuir para mitigar as dificuldades relacionadas à abstração de conceitos e consequente desmotivação de estudantes, as tecnologias digitais (TD) constituem-se como alternativa para melhorar o ensino de CDI, oferecendo recursos que permitem a visualização e interação com o objeto do conhecimento. Nesta perspectiva, no presente trabalho buscou-se explorar o potencial das TD por meio do desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), no software GeoGebra, abordando os conteúdos de CDI, em particular, conceitos relacionados à derivadas. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa propositiva, em que investigou-se possibilidades e potencialidades da utilização desses objetos através de um exercício de imaginação pedagógica na perspectiva de Skovsmose (2015). Através deste estudo, foram identificados indícios da possibilidade do uso de OVA para uma abordagem capaz de promover a dinamicidade do conteúdo a fim de melhorar a compreensão dos conceitos matemáticos em tela.