MODELAGEM NA ESCOLA BÁSICA:  Pintura da quadra de esportes

Autores

  • Pedro Augusto Pereira Borges Uffs
  • Gilberto Elias Dallastra Professor da EEB Antônio Morandini
  • Melissa Yara Boiani
  • Raul Ferrandin de Araujo EEB Antônio Morandini

Palavras-chave:

Modelagem na escola. Saberes populares e escolares. Modelos de custos.

Resumo

A Modelagem na Educação Matemática  é uma metodologia  que utiliza a modelagem de situações reais para ensinar matemática. O presente trabalho tem como objetivo descrever uma experiência pedagógica sobre a solução de um problema de modelagem, proposta por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O tema escolhido por um grupo de alunos foi a pintura da quadra poliesportiva da escola e o problema de modelagem pode ser formulado como: Qual é a tinta que apresenta o menor custo, tem a maior durabilidade e ainda, o menor desperdício? São apresentados e discutidos os desenvolvimentos espontâneos dos alunos para calcular os custos para quatro marcas de tinta, considerando as informações técnicas (capacidade e rendimento) contidas nas embalagens, assim como para os custos com mão de obra. A transição desses cálculos em linguagem aritmética para o uso de conceitos de matemática escolares em linguagem algébrica é explorada na descrição. Observou-se que a proposição de conceitos matemáticos que transcendem o senso comum, são incrementos que agregam outras representações simbólicas e levam a soluções mais genéricas, porém, esse salto conceitual, dificilmente ocorre espontaneamente. 

 

Biografia do Autor

  • Gilberto Elias Dallastra , Professor da EEB Antônio Morandini

    Professor da EEB Antônio Morandini

  • Melissa Yara Boiani

    Estudante da EEB Antônio Morandini

  • Raul Ferrandin de Araujo , EEB Antônio Morandini

    Estudante da EEB Antônio Morandini

Downloads

Publicado

11-09-2025