RISOTO NO TACHO: Transição de modelos aritméticos para algébricos

Autores

  • Pedro Augusto Pereira Borges Uffs
  • Silvano Henrique Santin EEB Cândido Ramos

Palavras-chave:

Modelos aritméticos e algébricos. Economia e modelagem. Ensino e modelagem

Resumo

A Modelagem na Educação Matemática é uma metodologia de ensino que utiliza a modelagem de situações reais para ensinar matemática. Nas suas práticas em sala de aula, os temas econômicos são escolhas recorrentes. O presente trabalho situa-se nesse contexto e tem como objetivo descrever uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental, sobre a solução de um problema econômico, identificar as oportunidades de aprendizagem de conceitos matemáticos e o desenvolvimento de noções de economia. Inicialmente são apresentados alguns posicionamentos da literatura sobre da importância de trabalhar questões de economia na escola. Um relato da experiência de modelagem do risoto no tacho é detalhado, com as atividades executadas pelos alunos, na elaboração dos modelos aritmético e algébrico.  Os conceitos de Matemática e economia envolvidos na atividade são elencados, enfatizando a importância de, na escola, transcender o senso comum com o conhecimento científico.     

Biografia do Autor

  • Silvano Henrique Santin , EEB Cândido Ramos

    Professor da EEB Cândido Ramos

Downloads

Publicado

11-09-2025