SCRATCH: Programação em blocos como ferramenta para ensino e aprendizagem na Matemática
Palavras-chave:
Scratch, Programação em Blocos, Pensamento computacional, Blocos de comando, Geometria, Polígonos regulares, AlgoritmoResumo
Esta oficina possui como objetivo central a introdução de conceitos e noções básicas de uso do software de programação em blocos Scratch, que é um software desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e permite a construção de códigos de programação, utilizando “blocos de comando” que se conectam uns aos outros. A metodologia foi desenvolvida com foco na apresentação do potencial de construção que o software proporciona, partindo de uma revisão da funcionalidade de todos os blocos disponíveis e encaminhando-se a construções guiadas e acompanhadas pelos mentores da oficina. Uma vez consolidada essa base de conhecimento teórico, serão estruturados códigos mais avançados, buscando levar os participantes da oficina a um entendimento suficiente para que possam desenvolver soluções independentes para problemas secundários propostos. A conexão da Matemática, e de outras áreas do conhecimento, nas etapas de Ensino Fundamental e Médio com a programação é, além de encorajada por muitos, prevista desde a vigência do Complemento à BNCC - Computação na Educação Básica (Brasil, 2022). Projetos e planos de aula que abrangem os pilares do pensamento computacional — uma das motivações de criação desta oficina — são capazes de tornar o estudante protagonista em seu processo de aprendizagem, estratégia didática introduzida por Papert (1980) que visa fazer com que o ensino deixe de ser uma atuação unilateral e passe a integrar o estudante na construção de seu próprio conhecimento. A oficina terá início com uma breve apresentação dos mentores, fazendo referência ao relato de experiência na escola de Educação Básica Professora Zélia Scharf, e objetivos a atingir. Em seguida, será acessado o site oficial do Scratch e os participantes serão instruídos a criar uma conta-registro, para que seu progresso fique salvo. Então, os participantes serão ambientados no funcionamento do site, dos blocos de código e da mesa de trabalho. Num segundo momento, já ambientados no site, iniciaremos a primeira atividade, que consiste na construção de um quadrado, utilizando dos blocos de programação. Após, será apresentada a ideia geral da construção de polígonos utilizando o Scratch, aprofundando-se na geometria envolvida no código. Como exercício de fixação dos conceitos, os participantes receberão um "manual" impresso contendo informações importantes e atividades de construção de polígonos de diferentes números de lados. Para o terceiro momento, com base nas construções elaboradas gradativamente até o momento, os participantes serão desafiados a produzir um algoritmo que produza a figura para um polígono regular de n lados, de maneira generalizada, utilizando os comandos do tipo “Sensores” para que o usuário informe ao programa, durante a sua execução, o número de lados desejados no polígono e também a medida de comprimento para o lado da figura. A depender do andamento e do tempo disponível, será desenvolvida uma atividade com o objetivo de suavizar os traços, a partir da divisão dos movimentos que criam um segmento único do polígono em diferentes comandos com pequenos intervalos de tempo, criando a ilusão de uma animação mais suave e sem os movimentos bruscos que advém da maneira como o software é programado. Esta é uma atividade com finalidade essencialmente estética e visual, mas que trabalha com conceitos interessantes da lógica de programação e do funcionamento do próprio Scratch, como frames e intervalos de tempo.