NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Possíveis interfaces

Autores

Palavras-chave:

neurociência, aprendizagem matemática, mentalidade de crescimento

Resumo

A neurociência é um campo interdisciplinar que tem dentre suas investigações compreender como o cérebro aprende (Amaral; Guerra, 2020). Considerando que a aprendizagem matemática tem especificidades, uma vez que seus conceitos são abstratos, exige-se que o cérebro opere de maneira diferenciada (Boeler, 2017). Diante disso, questiona-se: existe um cérebro matemático? Como o cérebro aprende matemática? Como potencializar a aprendizagem matemática por meio da mentalidade de crescimento? Nesse contexto, o objetivo dessa oficina é apresentar a contribuição da neurociência à educação matemática, especificamente, quanto ao papel do cérebro na aprendizagem. A oficina terá duração de 2 h. e tratará dos seguintes conceitos: história da neurociência, pesquisas em educação matemática baseada em evidências, neuromitos relacionados à aprendizagem matemática, cérebro adolescente, neuroplasticidade, funções mentais envolvidas com a aprendizagem, cérebro matemático e mentalidades matemáticas. Como procedimentos metodológicos terão dois momentos. No primeiro momento, serão trabalhados os conceitos por meio da exposição dialogada e vídeos. No segundo momento, os participantes responderão a uma autoavaliação sobre mentalidade de crescimento. Culminando com o debate das reflexões individual no grupo. Como materiais didáticos serão utilizados vídeos, projetor multimídia e folhas A4. Espera-se que os participantes possam se apropriar dos conhecimentos da neurociência a fim de promover a aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

  • Letícia Ribeiro Lyra, UFFS

    Pós-doutora em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG, 2024). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2019). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2005). Possui graduação em Psicologia- Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,1995), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1996), graduação em Psicologia- Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,1996). Atua como professora universitária desde 2000. Desde 2010, atua como professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC.

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Publicado

11-09-2025