PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE À COVID-19

A EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO NO ENSINO DA ENFERMAGEM

Autores/as

  • Nathalia Virginia Bagnara Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ariel Larissa Scolari Teixeira
  • Rayana da Silva Freire
  • Yaná Tamara Tomasi
  • Daniela Savi Geremia

Resumen

RESUMO EXPANDIDO

Introdução: Em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China surgiu o primeiro caso registrado de uma nova doença respiratória, ocasionado por uma mutação do coronavírus chamada de SARS-COV2, causadora da doença denominada COVID-19. Frente à falta de informação acerca desta nova doença e sua alta transmissibilidade, os números de infectados e mortes aumentou rapidamente, espalhando-se por outros países. Em 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, com a intenção de priorizar medidas contra o potencial vírus e impedir sua disseminação. A instalação do cenário pandêmico devido ao elevado número de casos em todos os continentes, no Brasil não foi diferente. O país registrou seu primeiro caso de COVID-19 em 26 de fevereiro de 2020 e, em menos de 30 dias, a transmissão do vírus passou a ser considerada comunitária no país.1 Até o dia 07 de julho os casos confirmados da doença já contabilizam 1.668.579, sendo 976.977 pessoas recuperadas e 66.741 óbitos². No âmbito da saúde, o Brasil destaca-se devido ao seu Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988 e consolidado pelas Leis 8.080 e 8.142, o qual visa garantir a saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Neste contexto de pandemia, o SUS tem atuado na oferta de assistência à saúde desde o atendimento primário até a alta complexidade, trabalhando na prevenção, gerando informações em suas plataformas, monitoramento, disponibilizando vacinas, medicações, ambulatórios de campanha, testagem, oferta de novos leitos hospitalares públicos e privados, contratação e capacitação de profissionais na saúde, investimentos na pesquisa, inovação e desenvolvimento. Apesar disso, observa-se no país uma uma diversidade de medidas adotadas frente às especificidades de cada estado, muito ocasionado por devido à sua dimensão continental e diversidades regionais.3 Além disso, apesar das medidas de enfrentamento instituídas à disseminação do vírus, passados mai de cem dias observa-se que, os casos estão em ascensão e a prevalência de isolamento social em queda4. Neste cenário, é fundamental o trabalho integrado entre as três esferas governamentais a fim de garantir melhorias ao SUS, contudo, é preciso olhar não apenas em investimentos materiais ou de insumos, mas para educação permanente dos profissionais de saúde que atuam, em centros de pesquisa, estimulando a participação social em saúde, além de diálogos e discussões na formação dos futuros profissionais de saúde que atuarão nestes espaços. Neste sentido, o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária acerca da COVID-19 e o SUS no âmbito da graduação em saúde tem contribuído para a produção científica acerca desta temática, oportunizando a troca de conhecimentos com a população e conselheiros de saúde, pautado em informações confiáveis sobre a temática, oportunizando a tomada de decisão segura em saúde. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicas de Enfermagem na construção de um portfólio acerca da COVID-19 e o SUS durante o decorrer de projeto de extensão, procurando viabilizar a informação através de linguagem acessível e segura aos conselheiros municipais de saúde e população em geral. Metodologia: O presente trabalho é fruto de um projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), intitulado “Informatiza UFFS: O que eu preciso saber sobre o SUS e COVID-19”, aprovado pelo edital n° 259/GR/UFFS/2020. O referido projeto conta com a atuação de discentes e docentes dos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina da instituição, no desenvolvimento de atividades entre os meses de abril a julho de 2020. O projeto foi organizado a partir de duas frentes de trabalho, sendo uma voltada para a comunicação interativa com o público por meio de plataformas digitais e outra responsável pela compilação de informações sobre o novo coronavírus, por meio de um portfólio interativo, direcionado a toda população e em especial aos conselheiros de saúde da região Oeste catarinense, o qual será apresentado neste resumo. Inicialmente foram realizadas pesquisas em bases de dados e órgãos de saúde como Ministério da Saúde, OMS, Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Secretaria Estadual de Santa Catarina, Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ABRASCO, The Lancet, Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed. O material resgatado foi compilado e discutido no grupo, com apontamentos dos principais tópicos a serem trabalhados no portfólio: definição da doença, sinais e sintomas, medidas de prevenção, notificação, cenário da saúde pública frente à pandemia e financiamento do SUS. O portfólio foi construído utilizando uma linguagem acessível e formato dinâmico, utilizando-se de QR-Codes, jogos interativos, links para vídeos ou mais informações sobre o tema. A divulgação do material ocorreu através de e-mail, Instagram e Whatsapp, com o auxílio de cartazes, vídeos explicativos e podcast sobre o material e sua utilização. Resultados e Discussão: Participar desta experiência enquanto acadêmicas de enfermagem e futuras profissionais da área da saúde que atuarão no SUS, proporcionou crescimento tanto a nível acadêmico como no âmbito pessoal. A realização da pesquisa nos bancos de dados, bem como a leitura dos materiais, permitiu desenvolver habilidades em pesquisa e escrita do portfólio, artigos e resumos para eventos. Além disso, manter-se atualizado e saber selecionar informações verídicas e científicas é uma importante ferramenta de construção do conhecimento e, de combate a desinformação e propagação de notícias falsas, principalmente durante momentos de pandemia e incertezas. Ao público à qual o portfólio foi produzido, tais informações serviram de instrumento para gerar conhecimento específico para medidas de controle, cuidados e prevenção à COVID-19, instrumentalizando profissionais da área e conselheiros de saúde na gestão e tomada de decisões em saúde. Ainda, considerando que para além das informações, é preciso que se tenha uma boa comunicação ao difundir esses conhecimentos e torná-los acessíveis para toda à população-alvo, a divulgação do material ocorreu através de diferentes meios, a fim de oportunizar acesso à informação ao maior número de pessoas. Desta forma, observa-se que, as atividades de extensão possibilitam maior aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo no desenvolvimento de ações coerentes com a realidade experienciada. Nesta perspectiva, também compreende-se a importância da extensão como um processo complementar de transformação e formação crítica do aluno frente aos desafios e potencialidades do SUS. Considerações Finais: Dentre as limitações encontradas destaca-se principalmente o isolamento social, o qual demandou do grupo diferentes estratégias de organização, com encontros on-line; o grande volume de publicações relacionadas à temática provocou uma saturação de informações semelhantes nas mídias sociais utilizadas pelo projeto, a qual tentou destacar-se através do uso de ferramentas interativas em suas produções. Em contraponto, como fortalezas destaca-se a importância da oferta de informação segura e de qualidade à população e conselheiros de saúde frente às medidas de prevenção à COVID-19 e importância da defesa de um SUS público e de qualidade. Para além do conhecimento sobre o tema, este projeto contribuiu transformando um momento de angústia, medo e preocupação em algo menos doloroso para os discentes e docentes que, devido a pandemia e suspensão do calendário acadêmico modificaram todo seu cotidiano, conseguindo com este projeto envolver o ensino, pesquisa e extensão para uma formação mais ampla e crítica na futura profissão.

 Descritores: Infecções por Coronavírus; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Política de Saúde.

 Eixo Temático: Extensão

 Financiamento: Aprovado e financiado pelo Edital 259/GR/UFFS/2020, de apoio Institucional de Extensão em Saúde, para prevenção, monitoramento e segurança frente à pandemia do Coronavírus.

 REFERÊNCIAS

  1. Oliveira AC. O que a pandemia da Covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? [Internet]. Florianópolis, 2020 [Acesso em 29 de jun.de 2020]. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072020000100201&script=sci_arttext&tlng=pt.
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. 2020 [acesso em 02 jul 2020]; Disponível em: https://covid.saude.gov.br/
  3. Oliveira WH. Como o Brasil pode deter a Covid-19 [Internet]. Brasília,2020. [ Acesso em 29 jun.2020]. Disponível em https://www.scielosp.org/article/ress/2020.v29n2/e2020044/pt/
  4. Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) [org.]. Plano nacional de enfrentamento à pandemia da COVID-19. 1.ed.[on-line], 61p. Rio de Janeiro: 2020 [Acesso em 08 de jul de 2020]. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2020/07/PEP-COVID-19_COMPLETO_FINAL.pdf

Publicado

14-04-2024