A Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - ocorre anualmente no mês de maio, próximo a datas historicamente definidas em homenagem a dois ícones da Enfermagem - Anna Nery e Florence Nightingale. Em nível nacional, a Enfermagem brasileira comemora, em 2024, a 85ª SBEn, cujo tema central no é “Romper “bolhas” no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem", proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Todos os anos a ABEn propõe novo tema central. No corrente ano, o curso de Enfermagem da UFFS optou por aderir a tal temática e promover, em sua programação, ações que contemplem a comunidade acadêmica. A SAEnf ocorrerá todos os anos e, em 2024, 4ª SAEnf acontecerá no período de 08 a 10 de maio, nas dependências do campus universitário. Com o evento, o curso de graduação em enfermagem cumpre parte de seu objetivo de estimular os estudantes a participarem de ações que lhes oportunizem vivências nas três dimensões durante a formação: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, o evento permitirá que os acadêmicos do curso de enfermagem da UFFS participem e conheçam trabalhos e iniciativas que estão sendo ou foram desenvolvidas em diferentes campos de atuação do enfermeiro, promovendo o intercâmbio e a integração do conhecimento.