CAPACITAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: PARADOXAL APROXIMAÇÃO NO ISOLAMENTO SOCIAL

Authors

  • Mayra Raquel Fantinati Dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Davi Milleli Silva
  • Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense
  • Maria Lígia dos Reis Bellaguarda
  • Fernanda Batista Oliveira Santos
  • Maria Angélica de Almeida Peres

Abstract

Introdução: A imposição do isolamento social como estratégia para redução da transmissão do vírus SARS-COV 19 tem sido desafiadora para a educação na rotina de estudantes e professores. Todos os relacionamentos e condutas precisam ser repensados para garantir a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Neste sentido, as parcerias institucionais entre laboratórios de pesquisa e extensões universitárias se intensificam com vistas a (re)pensar o processo ensino e aprendizagem, sem perda da qualidade de construção e troca do conhecimento. Se por um lado o isolamento desconfigura as relações de rotina, por outro, instiga-nos à reinvenção e paradoxalmente à aproximação entre as pessoas, métodos e estratégias de alcance de múltiplos espectadores pelo mundo1. Diante disso, as virtualidades dos encontros educativos aproximaram três universidades federais por meio de pesquisadores da história da enfermagem e da saúde, ações extensionistas de história da enfermagem e o Departamento Científico de História da Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem para estruturar uma capacitação voltada ao ensino da história da enfermagem em adaptação aos novos padrões de normalidade da vida em sociedade. Objetivo: Relatar a experiência de uma capacitação para o ensino de história da enfermagem. Metodologia: Capacitação oferecida por meio da rede social Instagram; páginas oficiais do Departamento Científico de História da Enfermagem da ABEn Nacional, do Museu da Escola Enfermagem Anna Nery, do Centro de Memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e do Laboratório de História da Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Curso organizado em quatro encontros, cada um ministrado por uma das professoras das instituições parceiras, iniciadas no mês das comemorações da Semana Brasileira de Enfermagem entre 12 de maio e 15 de junho de 2020, e Ano Internacional dos Profissionais da Enfermagem. Conteúdos abordados: Estudo dos objetivos educacionais como norteadores da ação educativa no ensino da história da enfermagem; Metodologias ativas e dinâmicas de ensino aprendizagem; Constituição de referências científicas para o estudo da história da enfermagem e da saúde; As fontes na constituição de argumentos históricos à cientificidade da enfermagem; Conteúdos históricos pertinentes à formação do enfermeiro. Estratégias utilizadas: 1º Encontro: Acolhimento; 2°: Prezi e atividades imagéticas com uso de fotografias; 3º: Contextos históricos e videoaula; 4°: Cine-aula e música. Proposto questionário de avalição de conteúdo e estratégias efetuadas nas atividades. A análise desta proposta de capacitação foi realizada na primeira versão a partir da solicitação avaliativa opinativa dos participantes nos chats e na solicitação de novas versões pelas coordenadoras de departamentos científicos de história de seccionais da Associação Brasileira de Enfermagem. Resultados: As lives do Instagram mantiveram um público médio de 68 espectadores, que se tornaram seguidores das páginas institucionais. O sucesso do curso impulsionou a solicitação pela presidente da ABEn-TO do desenvolvimento da capacitação em história ao público da enfermagem daquele Estado. Assim, a 2ª versão foi oferecida na plataforma meet, entre junho e julho de 2020, com 150 participantes, total de 10 horas distribuídas em encontros de 1 hora e meia, das vinte horas e trinta minutos as vinte e duas horas. Público alvo: Enfermeiras, Docentes da Enfermagem, Acadêmicos de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Estudantes do Curso Técnico de Enfermagem. A análise da avaliação realizada com 52 participantes, todos indicaram pontos positivos: relevância das temáticas; dinâmica dos encontros; conhecimento, experiência e domínio do assunto pelas professoras; oferecimento de estratégias, metodologias e materiais após as aulas; importância para a formação profissional; reforçar que o enfermeiro com bases e referências tem muitos benefícios; os pontos apresentados para aplicação na prática docente; Importância dessa capacitação para a formação profissional. Os resultados apontam para a realização de novas versões e ampliação das temáticas de discussão nas capacitações futuras. O estudo da história perpassa a memória, o imaginário, a realidade, o vivido, o experienciado. Imprime à existência um pertencimento e aproximação dos fatos, dos atos e dos eventos. Mostra-se, desta maneira como realidade física, humana, emocional, racional2. Os modos de ensinar necessitam um certo encantamento. Considera-se, que da criatividade fluem estratégias e modos de abordagem na produção educativa. No ensino-aprendizagem da história da enfermagem esta dinâmica de criação é mais ampla e ainda mais passível de encantamento. Isto se refere as possibilidades que a história dá para interpretações, na contação da verdade. Na perspectiva deste estudo, relatar uma experiência de ensino-aprendizagem por meio de capacitação em história da enfermagem e a fusão de parcerias institucionais com pesquisadoras da história da profissão enfermagem é evidenciar a importância da historicidade para a compreensão da realidade posta. Em tempos de pandemia pelo vírus SARS-COV19 as ações de educação em meio ao distanciamento social há relação íntima com os eventos históricos que a humanidade vivencia. A instrumentalização por meio da capacitação para o ensino da história da enfermagem e da saúde mostrou-se como possibilidade da aproximação maior da temática enquanto conteúdo prático do fazer da enfermeira. Isto pois, traz ao cotidiano dos profissionais da enfermagem adaptação tanto na dimensão de saúde, como na educacional. A participação ativa nas discussões e as relações estabelecidas entre os momentos pandêmicos ulteriores e a atualidade das práticas assistenciais, procedimentos terapêuticos, processos diagnósticos e, o conhecimento histórico emergiram com muita leveza e alegria. Em que conhecer a história de personalidades importantes da enfermagem brasileira, a museologia da enfermagem3, produções históricas no âmbito da enfermagem de pesquisadoras nacionais e internacionais alertou para a frágil visibilidade do estudo histórico enquanto prático e não teórico. Considerações Finais: A adversidade circunstância proporcionada pela COVID19 mostra a capacidade de reinvenção e recriação do cotidiano da saúde e do ensino. Essa capacitação trouxe a socialização ampliada das produções da história da enfermagem por meio da apresentação dos laboratórios de pesquisa, vitrines do conhecimento em história da enfermagem, praticidade e objetividade no curso por plataformas virtuais e o ensino remoto. Emergiu desta experiência listas de espera para novas oportunidades do ensino-aprendizagem em história da enfermagem e saúde.

Published

21-04-2024