O CONHECIMENTO DE PÓS – GRADUANDOS EM OBSTETRÍCIA ACERCA DOS CUIDADOS IMEDIATOS AO RECÉM-NASCIDO ATRAVÉS DA TALP
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Keywords:
Enfermagem baseada em evidências, Recém-nascido, Obstetrícia, EnsinoAbstract
Introdução: A realização dos cuidados imediatos ao recém-nascido baseiam – se a partir de evidências cientificas, estes interferem diretamente na adaptação do neonato a vida extrauterina, portanto, sua aplicabilidade é de extrema importância no pós parto imediato.1 O enfermeiro necessita atender e implementar tais cuidados, portanto, identificar tais conhecimentos acerca do assunto necessitam ser testados, para portanto a assistência a ser prestada seja de qualidade. Dessa forma, o teste de associação livre de palavras (TALP) é um instrumento utilizado como alicerce para reconhecer o conhecimento sobre determinado assunto.2 Objetivo: Relatar a experiência ao identificar o discernimento dos residentes em obstetrícia sobre as evidências do cuidados imediatos ao recém-nascido a partir da TALP. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, vivenciado diante a realização da TALP – Teste de associação livre de palavras com quinze (15) pós - graduandos em obstetrícia, utilizando – se TALP, o qual faz uso da instigação através de uma frase e posteriormente a análise das respostas obtidas através do grupo. Resultados e Discussão: Fora empregada a frase “evidências ao cuidado imediato ao recém-nascido” como forma de indução ao grupo composto por 15 pós – graduandos, para que assim fosse possível identificar os termos comuns que se sobressaem no grupo no qual o instrumento fora aplicado. A coleta de dados foi realizada em três (3) etapas: 1- Foi solicitado para que escrevessem três (3) termos que reportassem as evidências ao cuidado imediato ao recém-nascido. 2- Em seguida, fora abordada a temática e encaminhados referenciais teóricos para leitura posterior. 3- Após, fora solicitado novamente a escrita dos três (3) termos, para que a análise fosse feita diante ao conhecimento dos residentes acerca do assunto. Durante a análise da primeira etapa foi possível observar a utilização dos termos mais comuns. Por conseguinte, diante a segunda análise houve alteração com a visualização dos termos abordados nos referenciais teóricos e aula ministrada com prevalência dos termos evidenciados nos referenciais Considerações finais: Perante ao exposto, foi possível visualizar o domínio prévio acerca da temática, entretanto pode – se visualizar a mudança de alguns termos citados no terceiro momento. Dessa forma, faz – se necessária a utilização de instrumentos e metodologias que estão ligadas ao aumento da capacidade de indicar a eficácia do que fora exposto para garantir a qualidade do ensino.
