INTERDISCIPLINARIDADE NA PESQUISA EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Authors

  • Karine Pereira Ribeiro Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Clodoaldo Antônio de Sá

Abstract

Introdução: A interdisciplinaridade pode ser vista como uma maneira diferente de abordar o processo de ensino-aprendizagem, identificando contextos e condicionantes de conjunturas sociais1. A mesma tem sido abordada em diferentes cenários de estudo e contribui para o fortalecimento de pesquisas na área da saúde, pois insere questões importantes na vida do cidadão e na construção do seu processo de saúde-doença. Objetivo: relatar a experiência da autora ao realizar um seminário, com mais três participantes, vinculado à disciplina “Produção do Conhecimento” do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências da Saúde, pertencente à Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó, utilizando debates e discussões acerca da interdisciplinaridade na pesquisa, por meio de uma metodologia problematizadora. Metodologia: O seminário foi realizado de forma remota, via google meet, devido a pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais. Participaram do seminário quatorze alunos de mestrado, dois alunos de doutorado e dois docentes que acompanharam. Resultados e Discussão: Se percebe, ao longo do tempo, que este olhar direcionado a especificidades, não favorece a resolutividade das reais necessidades da comunidade. Nesta direção, a interdisciplinaridade vem neste sentido, tentando a aproximação entre as instituições de ensino e pesquisa, os serviços de saúde e a comunidade, para resolver demandas sociais. Posto isto, os debates realizados desde os espaços de formação, são primordiais, pois incentivam a aproximação. Considerações finais: Tais atividades fomentam a integração ensino-serviço, por meio de tais estudantes, o que contribui para uma prática assistencial qualificada, humanizada e direcionada a um olhar crítico-reflexivo acerca dos diversos contextos sociais.

Published

22-04-2024