VIVÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM NO SETOR DA MATERNIDADE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) I

Authors

  • Yasminne Rita Marolli UDESC
  • Fabiana Regina Maulli Garibotti Floriani
  • Ana Carla Lermem

Keywords:

Maternidade; Enfermagem; Estágio curricular

Abstract

Introdução: Além da importância de os acadêmicos disporem da aptidão e agilidade manual, fundamentação científica, entres outras, nota-se como condição essencial o encorajamento durante a graduação do pensamento crítico-reflexivo, tornando-os qualificados para compreender o processo saúde-doença, com o propósito de observar o paciente na sua completude ¹.Objetivo: Dispõe da intenção de manifestar a experiência de uma visão mais ampla e generalista no setor da Maternidade, abrangendo a área da saúde da mulher e do recém-nascido, de modo a retratar as ações desenvolvidas acerca do contexto crítico-reflexivo no âmbito da Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ECS) I de uma acadêmica de Enfermagem no setor da Maternidade do Hospital Regional do Oeste (HRO), localizado na cidade de Chapecó- SC, ocorrendo no período de agosto a novembro de 2019 e totalizando 468 horas. Resultado: Atividades nas dimensões gerenciais, assistenciais, educativas e investigativas foram observadas, elaboradas e executadas. Estas normalmente ocorrem simultaneamente e não isoladamente durante o dia a dia ocupacional dos enfermeiros. Dessa maneira foi propício criar um olhar crítico-reflexivo, transformador e único promovida pela educação em torno da dinâmica da prestação de cuidados, juntamente com o suporte da supervisão direta e indireta de professores e de funcionários do setor. Diversas das competências e habilidades que pertencem ao Enfermeiro puderam ser executadas a fim de influenciar positivamente sobre a formação profissional. É fundamental salientar que no setor da Maternidade são atendidas puérperas, recém-nascidos (RNs) e gestante de alto risco, cada qual com suas especificidades. Desde a admissão da paciente, prestação de cuidados, evolução, procedimentos básicos e complexos, contato multiprofissional, resolução de problemas, orientações sobre aleitamento materno, orientações na alta hospitalar, e outros, se encontram nas ações diárias que o Enfermeiro efetua. Além disso, foi factível estar presente em dilemas de gerenciamento pessoal e setorial, como planejar ações educativas para pacientes e colaboradores, delegar funções e solucionar problemas técnicos do próprio ambiente, estas são atividades administrativas que geralmente são executadas pelo Enfermeiro gestor. Entretanto não é uma regra, a equipe de Enfermagem, técnicos e enfermeiros, são os olhares e a escuta ativa do setor, portanto um trabalho em conjunto é benéfico a todos os envolvidos. Discussão: O campo prático foi escolhido pela afinidade durante o período da sexta fase, na qual a temática da Saúde da Mulher e Recém-Nascido são abordadas com mais ênfase. As ações desenvolvidas no setor encontram-se em conexão com todos que estão presentes no ambiente, consequentemente gerando uma aprendizagem mais eficiente e qualificada.  Considerações finais: O ESC tem o intuito de focar nas melhores práticas do cuidado com os pacientes, desenvolvendo, potencializando as habilidades e competências exigidas do perfil profissional de Enfermagem. Além disso, o estágio possibilita que o acadêmico construa aptidões de empatia, proatividade, ressignificação e criticidade do raciocínio clínico, visando um olhar holístico e humanizado perante o paciente.

Published

27-04-2024