USO DE HISTÓRIAS ADAPTADAS DE CONTOS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

  • Kassiane Dos Santos Nascimento Brandão UFFS
  • Camila Elizandra Rossi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Flávia Pascoal Ramos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Teatro;, Crianças;, Literatura infantil:

Resumo

Introdução: A formação dos hábitos alimentares que acompanharão o indivíduo ao longo da vida se inicia na infância, sendo influenciada por estímulos da família, ambientes escolar e social, além de fatores culturais e econômicos. Objetivos: Descrever ações desenvolvidas com pré-escolares, planejadas e executadas no âmbito do Programa de Extensão NutriSAN. Buscou-se aplicar ações inovadoras, por meio da educação alimentar e nutricional (EAN), visando sensibilizar instituições de ensino para inserção dos temas no currículo escolar. Métodos: Inicialmente, foram selecionados artigos sobre EAN, que apresentavam instrumentos e ideias baseadas na literatura infantil. Em seguida, planejaram-se atividades adaptadas para cada faixa etária utilizando-se planos de ação e baseando-se nos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. Resultados e discussão: Nos dois semestres de 2023, foram executados três teatros de dedoches do “O Lobo e os três porquinhos” e dois do “O lobo e a Chapeuzinho Vermelho”, para o público infantil. O teatro de dedoches relata a história de cada porquinho, sendo que um comia apenas uma refeição diária, outro comia duas refeições e o último porquinho comia três refeições e escolhia alimentos adequados. Seguem alguns diálogos: “[...] lobo: -toc toc, sou o médico, seu lobo, estou visitando cada porquinho da vila, começando por você, como anda sua alimentação? O porquinho número 1, responde ao lobo: “-eu não gosto de almoçar, nem de jantar! Como muitos doces, macarrões instantâneos e poucas frutas, fico resfriado com facilidade, tenho tonturas ao me levantar. Seu lobo teve uma ideia, em um sopro bem forte direcionado ao porquinho, o mesmo caiu ao chão.”  [...] “Na casa do último e terceiro porquinho a conversa seguiu com o porquinho 3 dizendo:“-Seu lobo eu gosto de feijão, verduras e evito ficar longos períodos sem me alimentar”. Assim, nem mesmo o mais forte sopro do seu lobo, foi capaz de derrubar este porquinho!. A adaptação do conto “A Chapeuzinho Vermelho” trouxe uma nova versão para o papel do lobo e também para os itens constantes da cesta da avó. Os principais diálogos modificados foram: “Então Chapeuzinho Vermelho respondeu ao lobo: -estou levando essa cesta de doces para minha vovó que está doente. Lobo então pontuou: -é por isso que sua vovó não melhora de saúde! Os doces não ajudam na recuperação da saúde, você sabe quais alimentos são saudáveis?”. Essa técnica foi executada pois se acredita que trazer à tona histórias da literatura, interligando o ensino de sala de aula, como a alfabetização, propicia maior interesse pelas crianças, estimulando o imaginário e capacidades cognitivas. As reações observadas entre o público foram positivas, pois se percebeu entusiasmo e curiosidade nas peças teatrais. Conclusão: Constatou-se que adaptações de contos, desconstruindo personagens vilões dos enredos com o “lobo mau”, são boas ferramentas. Portanto, estamos diante de inúmeras possibilidades de sondar a nutrição no ambiente da educação infantil, buscando sempre identificar mecanismos de interação mais atrativos para cada faixa etária, adaptadas às transformações constantes na alimentação e na realidade da sociedade.

Publicado
15-12-2023
Seção
Nutrição em Saúde Coletiva e Epidemiologia