MONITORIA PARA DISCENTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO:

DESAFIOS E APRENDIZADOS.

  • Sarah Carolina Brandão de Souza Neto UFFS
  • Vanessa Silva Retuci
Palavras-chave: Educação; Ensino superior; Extracurricular; Multidisciplinariedade; Saúde.

Resumo

O programa de monitoria possibilita articulações estre discentes e docentes para além da sala de aula. Neste contexto, acadêmicos dos cursos de Nutrição e Medicina Veterinária são atendidos por monitores dos componentes curriculares de Histologia Básica, Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal da Fronteira Sul/campus Realeza-PR, iniciado em agosto de 2023, sob orientação da docente responsável por tais disciplinas e quatro discentes monitores. Neste relato de experiência, pontua-se alguns desafios e aprendizagens sob a visão de uma das monitoras envolvidas e que emergiram das ações desenvolvidas na monitoria, no período de agosto e outubro de 2023. Situando sobre os atendimentos, ocorreram em espaços da Universidade, bem como, em interações no ambiente virtual, nas redes sociais. Ressalta-se que, em virtude do número de monitores e dos horários alocados nos diferentes dias da semana, houve possibilidades para o público-alvo se organizar em busca do melhor horário para atendimento, fato que distribuiu os acadêmicos, fracionando o número total de alunos. Considerando atendimentos aos alunos de Nutrição, de 17 alunos matriculados em genética, oito procuraram atendimento (47%). No que tange ao componente curricular de biologia molecular, de 53 matriculados, aproximadamente 4% dos alunos requisitaram auxílio, e, nada consta nos registros para citologia e histologia básica, provavelmente, atendidos nos horários de atuação dos demais membros da equipe. Os registros das participações foram firmados em formulário próprio de frequência, e, importante reforçar que os números registrados inferem sobre horários destinados apenas aos atendimentos de uma das monitoras. Dos resultados, vivências do monitor sob orientações advindas da docente responsável e as ações junto aos monitorados possibilitaram desenvolver habilidades e competências relacionadas ao ato de ensina, como desenvolver modelo didático, atuar em aulas práticas, debater sobre questões formativas, entre outros. Em contrapartida, aos monitorados foi oportunizado processo de aprendizagem fora da sala de aula, associando conteúdos estudados à exemplos e temas de interesse profissional, como entender sobre doenças, intolerâncias e mecanismos biológicos associados. Quanto aos desafios, relaciona-se a busca por estratégias que visem atrair as participações nos atendimentos de monitoria, algo incidente normalmente, às vésperas de datas avaliativas. Outro ponto de inflexão, vivenciado apenas no curso de Nutrição, desperta para a preocupação em desenvolver mecanismos para ensino de grupos de outras etnias, considerando que dos alunos oriundos de comunidades indígenas cursando genética, apenas um  buscou o atendimento e no momento do diálogo contatou-se dificuldades no entendimento da língua portuguesa, comprometendo a comunicação e o ensino de termos e conceitos específicos. Concluiu-se que a monitoria contribui no desenvolvimento de habilidades e competências em ensino-aprendizagem, instiga para um olhar crítico na conduta do ensinar. Também, permite identificar os desafios e debruçar-se em busca de estratégias, como exemplo, canais para aumentar a demanda nos horários de atendimentos, desenvolver modelos para abordagem de assuntos complexos e entendimento biológico, reforçar sobre a necessidade de atendimento multidisciplinar que minimizem as dificuldades de comunicação entre monitor e monitorado, principalmente, no que tange aos discentes de outras etnias e sem domínio da língua pátria.

Publicado
02-12-2023