NÍVEIS DE ADEQUAÇÃO DE UMA PANIFICADORA LOCALIZADA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ

  • Marcos Andre Greczyszn Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andressa Aparecida Bordin
  • Dariele Fatima Kozikoski
  • Gabriela Hilbig
  • Thalia Stefany de Castro Vassão
  • Leticia Thaís Horst
  • Daniela Velozo De Aguiar
  • Caroline De Maman Oldra
  • Jucieli Weber
  • Larissa da Cunha Feio Costa
  • Edineia Paula Sartori Schmitz
  • Camila Eduarda Viana
  • Juliana Aparecida Serpa Dandolini
  • Vitória Karolini Betim Fieldkircher Caus
  • Elis Carolina De Souza Fatel
Palavras-chave: checklist, estabelecimento, produção de alimento

Resumo

Introdução: O projeto de extensão “CapacitaNutri: Ações Educativas sobre as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos” (BPF/M) é uma iniciativa que tem como objetivo capacitar os profissionais envolvidos na preparação e manipulação de alimentos, tendo em vista que devem garantir que as boas práticas sejam seguidas em todas as etapas, desde a preparação até o consumo final pelos clientes. Objetivos: O estudo realizado teve o objetivo de analisar o nível de adequação de uma panificadora atendida pelo projeto no ano de 2023. Métodos: O estabelecimento atende diariamente e produz massas, lanches e salgados em geral, que podem ser consumidos no local, retirados no balcão ou entregues na modalidade delivery. O checklist utilizado foi elaborado com base na RDC N° 216/2004 e na RDC N° 275/2002, por voluntários e bolsista do projeto no ano de 2022. São avaliados 92 itens que estão separados em 5 tópicos que podem ser classificados por SIM, NÃO e NÃO SE APLICA, sendo eles: edificações e instalações; equipamentos; móveis e utensílios; manipuladores; produção e transporte do alimento; documentação. Os dados foram processados no Programa Microsoft ExcelⓇ, e a partir da análise dos mesmos, o local poderia ser categorizado nos grupos 1, 2 ou 3, dependendo do percentual de adequação alcançado, que varia de 76% a 100%, 51% a 75% e 0% a 50%, respectivamente; podendo assim, ser realizado um treinamento para melhoria do estabelecimento. Resultados e discussão: A análise dos resultados revelou que com a ausência das documentações essenciais, como o Manual de Boas Práticas (MBP) e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s), este tópico foi identificado como o ponto crítico do estabelecimento. Os demais tópicos demonstraram níveis satisfatórios de conformidade, com taxas de adequação de 43,9% para edificações e instalações, 71,4% para equipamentos, móveis e utensílios, 80,0% para manipuladores e 82,6% para produção e transporte de alimentos. Após a avaliação do checklist, o estabelecimento foi classificado no grupo 1, evidenciando um índice de conformidade de 92% em relação às RDCs. Conclusão: De maneira geral, o estabelecimento demonstra boas condições operacionais, assegurando a qualidade tanto dos procedimentos de produção, quanto dos produtos disponibilizados. É importante ressaltar que o treinamento futuro se concentrará em melhorar aspectos relacionados às edificações e documentação, visando a conformidade com as regulamentações em vigor.

Publicado
06-12-2023