AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS NA REDE SOCIOASSISTENCIAL DE REALEZA-PR
Resumo
Introdução: As atividades aqui apresentadas fazem parte do projeto de extensão da UFFS “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na rede socioassistencial do município de Realeza-PR e municípios vizinhos” e teve como foco a realização de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) com crianças e adolescentes acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Realeza-PR. Objetivos: relatar as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão com o grupo. Método: inicialmente identificou-se as necessidades do público-alvo, um grupo de dez crianças e adolescentes de oito a 14 anos de idade para em seguida planejar e desenvolver atividades de EAN baseadas no Guia Alimentar Para A População Brasileira (2014) e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional Para As Políticas Públicas (2012). Para cada atividade era elaborado um plano de ação que possuía objetivos, metodologia, materiais necessários e estratégias de interação. Ao total foram dez atividades: “Grupos alimentares”, “Alimentação saudável na adolescência”, “NOVA classificação dos alimentos”, “Palavra cruzada: grupos alimentares”, “Comer consciente”, “Leitura dos rótulos”, “Minhas memórias afetivas”, “Propagandas alimentícias”, “Que alimento sou eu?” e “Comidas típicas”. Utilizou-se estratégias como dinâmicas, apresentações, jogos e rodas de conversa. Ao final de cada atividade realizou-se uma avaliação pelos participantes através de uma ficha com perguntas descritivas e objetivas. Resultados e discussão: No primeiro encontro foi feita a apresentação sobre os “Grupos alimentares”, alguns participantes afirmaram não conhecer alguns grupos, como de leguminosas. Quanto à apresentação sobre a “NOVA classificação dos alimentos”, os participantes relataram o alto consumo de processados e ultraprocessados. Sabe-se que alimentos in natura e minimamente processados devem ser a base da alimentação. Trabalhou-se também com uma “Palavra cruzada” sobre os conceitos previamente abordados em sessões anteriores. Esse formato de jogo despertou o interesse dos participantes, permitindo que compartilhassem o conhecimento adquirido, além de promover a leitura e a memória. Foi realizado caça palavras sobre a “Alimentação saudável na adolescência”, os participantes relataram dificuldade para realizá-la. Na atividade sobre alimentação consciente através do mindful eating, os participantes foram estimulados a praticar esta reflexão durante as refeições. Em outro encontro trabalhou-se a publicidade de alimentos e a importância de fazer escolhas conscientes e utilizou-se de propagandas alimentares da televisão e redes sociais, os participantes também analisaram diferentes embalagens e realizaram a leitura dos rótulos de vários produtos. Assim, os mesmos puderam adquirir conhecimento que poderia ser compartilhado com suas famílias, auxiliando-os a fazer melhores escolhas durante as compras no supermercado. A dinâmica sobre as comidas típicas do Brasil, ressaltou o valor de pratos típicos de cada estado, os sujeitos participaram ativamente e gostaram de montar o mapa com as preparações. Durante os encontros, os alunos expressaram na avaliação, opiniões positivas sobre as atividades e deram sugestões. Conclusão: O desenvolvimento destas atividades foi relevante para as extensionistas e para os alunos da oficina do CRAS, pois promoveu espaço de reflexão sobre a alimentação saudável baseada na SAN, encorajando as crianças e os adolescentes a adotarem escolhas alimentares saudáveis em seu dia a dia.