VIVÊNCIAS NA MONITORIA DE ENSINO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA E DIETOTERAPIA: RELATOS E EXPERIÊNCIAS NA VISÃO DO ALUNO BOLSISTA
Resumo
Introdução: O Ensino Superior depara-se, cada vez mais, com acadêmicos que apresentam dificuldades para atingir objetivos curricularmente prescritos, impostos pela necessidade de o aluno desenvolver competências e habilidades demandadas pelo mundo contemporâneo. Com certa frequência, as Instituições de Ensino Superior têm tido a preocupação de desenvolver projetos educativos e pedagógicos que envolvam acadêmicos oriundos de diferentes comunidades, visando ao aperfeiçoamento de sua qualificação. Desta forma, o trabalho realizado em parceria entre professores e alunos ou entre os próprios alunos ganha força, principalmente no que diz respeito à monitoria. Pressupõe-se que ela pode contribuir para que todos os estudantes aprendam, pois se acredita que o modelo relacional e interativo estimula, de forma mais efetiva, o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Objetivos: Proporcionar ao estudante do Curso de Nutrição o interesse não somente pela docência, mas também, sua inserção na prática clínica ambulatorial utilizando-se da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula através dos componentes curriculares (CCRs) de Nutrição Clínica e Dietoterapia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de estudante do curso de Nutrição, realizado a partir da vivência discente na monitoria do Projeto intitulado de “Nutrição Clínica e Dietoterapia na Prática: Inserção e atuação do aluno do Curso de Nutrição no ensino, assistência nutricional e dietoterápica”, edital nº 29/PROGRAD/UFFS/2023. Resultados e discussão: O discente bolsista possui carga horária semanal de 16 horas, sendo um período destinado à permanência na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), destinada ao atendimento dos alunos matriculados nos CCRs de Nutrição Clínica e Dietoterapia, e o restante da carga horária na Clínica-Escola de Nutrição (CLEN) da UFFS, visando a coleta de informações sobre possíveis demandas e necessidades que envolvam o local. O edital entrou em vigência no início do semestre 2023.2, e possibilitou o aprofundamento dos conteúdos da área de Nutrição Clínica ambulatorial, bem como conhecer e acompanhar a rotina da CLEN e a atuação do Profissional Nutricionista nesta área. Proporcionou o aprendizado com a realização de atividades práticas sobre o diagnóstico nutricional dos indivíduos a partir de avaliações antropométricas, clínicas, laboratoriais e dietoterápicas, e também a entender como ocorre o processo de orientações nutricionais individualmente ou em coletividade, assim como a análise da adesão dos indivíduo às dietas propostas, interpretando os fatores cognitivos, psicológicos, socioeconômicos e ambientais intervenientes, que envolvem o paciente juntamente com a equipe técnica da CLEN. Foi realizada a confecção de resumos e a participação em congresso, e a contribuição em projeto de pesquisa envolvendo dados estatísticos referente aos pacientes que frequentam a Clínica-Escola de Nutrição da UFFS. Conclusão: Fica explícito o desenvolvimento de satisfação em relação ao curso e de identificação profissional, através do conhecimento e entendimento das atividades de ensino-aprendizagem vivenciadas, assim como a oportunidade de emergir mais ainda neste ambiente, tal qual na prática clínica e seus desafios desde agora.