Síntese da Monitoria em Bioquímica Básica no Curso de Nutrição

  • Ketlin Eduarda Gazzola Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Pâmela Tabone Campos
  • Maicon Douglas Ramão
  • Josiane de Almeida Freire
  • Xaiane Ferrari Zaminhan
  • Katharine Margaritha Satiro Braz
  • Arthur Barbosa Natel
  • Denis Aurélio Lopes de Oliveira
  • Falcão Sobré Black
  • Vitória Santos Guimarães
  • Dalila Moter Benvegnú
Palavras-chave: Monitor, Ensino, Avaliação, Aprendizagem

Resumo

Introdução: As Instituições de Ensino Superior estão procurando criar projetos educacionais para aprimorar as qualificações dos estudantes, pois o contexto atual da educação tem sido um desafio a todos os estudantes. Desta forma, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) implantou o Projeto de Monitoria Acadêmica, com o propósito de oferecer suporte aos alunos do curso de Nutrição, visando aprimorar a compreensão e fortalecer os conhecimentos em Bioquímica. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo verificar se a monitoria em Bioquímica Básica consiste em uma ferramenta útil para os estudantes do curso de graduação em Nutrição. Métodos: No projeto de monitoria, os alunos têm acesso flexível à monitoria, seja presencial ou remota, por meio de diferentes abordagens que atendam às suas necessidades individuais. Isso inclui reuniões, sessões de estudo e atendimentos individuais, visando a melhor forma possível de abordar as particularidades dos estudantes. Após avaliar o uso dessa nova ferramenta de apoio no ensino dos alunos, foi feita uma análise dos alunos que participaram da monitoria, onde percebeu-se uma variação nas notas das provas, categorizadas em "baixas" (≤ 5,9), "medianas" (6,0 a 7,9) e "altas" (≥ 8,0). Resultados e discussão: Na primeira avaliação, constatou-se que 48% dos alunos tiveram notas consideradas "baixas", 16% obtiveram notas "medianas" e 36% alcançaram notas "altas", totalizando 52% com notas acima da média. Já na segunda avaliação, 44% dos alunos obtiveram notas "baixas", 36% notas "medianas" e 20% notas "altas", totalizando 56% notas acima da média. Uma análise mais aprofundada foi realizada em relação aos alunos que frequentaram a monitoria. Entre 25 alunos, apenas 4 buscaram a monitoria, sendo esses, os mesmos alunos que buscaram o auxílio em ambas as avaliações. Destes, na primeira avaliação, 25% obtiveram notas "baixas", 50% notas "medianas" e, 25% notas "altas". Já na segunda avaliação, 25% obtiveram notas "baixas" e 75% notas "medianas", sem que nenhuma nota tenha ultrapassado 8,0. Com isso, constatou-se que os estudantes do curso de Nutrição que participaram da monitoria e buscaram orientação dos monitores adquiriram um conhecimento mais consistente do conteúdo, o que refletiu em notas mais altas nas avaliações. Nota-se que, em geral, estudantes que buscam a monitoria são aqueles que enfrentam dificuldades de aprendizagem, faltas frequentes em sala de aula e impasses que levam a não compreensão do conteúdo, precisando assim, de suportes educacionais adicionais para promover seu aprendizado. Portanto, esses resultados mostram claramente que a supervisão acadêmica tem um efeito positivo na aprendizagem, já que o método de interação e comunicação promove de forma mais eficiente o aprimoramento das habilidades de cada um. Conclusão: A partir disso, a monitoria acadêmica desempenha um papel fundamental no ensino superior, proporcionando suporte eficaz aos alunos, resultando em melhorias no aprendizado e na construção de habilidades, tanto em nível individual, quanto em nível coletivo, resultados estes constatados durante a realização da monitoria de Bioquímica Básica para os estudantes do curso de Nutrição.

Publicado
24-11-2023