TUTORIA EM FARMACOLOGIA: UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO

  • Andressa Bacher UFFS
  • Sarah Fernandes Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Maria Carolina Norte Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Noa Dutkevicz Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Dalila Moter Benvegnú Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
Palavras-chave: alunos. farmacologia. nutrição. ensino.

Resumo

Introdução: A tutoria é uma modalidade de apoio ao ensino na qual uma pessoa com domínio do conteúdo auxilia outra que está iniciando o aprendizado. É mutuamente benéfico, apresentando vantagens tanto para o tutor quanto para os alunos, através da troca de conhecimentos, iniciação à docência, desenvolvimento profissional e pessoal. O componente curricular (CCR) de Farmacologia aprofunda os conhecimentos de bioquímica e fisiologia adquiridos anteriormente, e possui caráter complexo devido às características próprias das Ciências Biológicas II, sendo essencial o apoio ao aluno durante as aulas, visando o maior aproveitamento e aprovação no CCR. Objetivos: Avaliar a eficácia do projeto de tutoria aplicado no CCR de Farmacologia para estudantes do curso de Bacharel em Nutrição. Métodos: O projeto de tutoria foi aplicado em uma turma de 19 alunos. Os métodos de ensino utilizados pelos tutores foram: discussão de casos clínicos propostos pela professora, objetivando aprender na prática o conteúdo da disciplina e possíveis dúvidas apresentadas pelos alunos ao longo dos encontros. Para analisar a eficácia do ensino associado a tutoria serão discutidos os principais resultados apresentados pelos alunos durante a primeira avaliação (NP1) após a implementação do método de ensino associado à tutoria. Resultados e discussão: Durante a primeira semana de aula, por escolha da turma, os alunos foram divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas para cada um dos quatro tutores. Ao longo do período que antecedeu a primeira prova, 47,36% dos alunos optaram por não utilizar o serviço de tutoria (A, n = 9) enquanto 52,63% fizeram uso (B, n = 10). Correlacionando esses dados, foi encontrado que a média da NP1, que valia ao total 10 pontos, foi de 7,23 para B, com notas variando de 3,2 a 10. No grupo A, obtiveram média 6,33, com notas que variam de 3,7 a 9,5. Um dos alunos da turma não realizou a primeira avaliação e não foi contabilizado nos dados. Como esperado, houve resultado significativamente positivo entre os alunos que aderiram a tutoria e os que não participaram. Isto pode ser explicado pela adesão à tutoria por parte dos discentes, busca de ajuda dos tutores, integração tutor/aluno/professor, correção das listas de exercícios, apoio pedagógico e proatividade para atender as demandas que chegam ao projeto. Conclusão: A tutoria demonstra ser um mecanismo eficaz para melhorar o desempenho dos alunos em CCRs complexos, como Farmacologia, que demandam conhecimento aprofundado e que os discentes no geral possuem dificuldade. A tutoria mostra-se como uma estratégia promissora de apoio ao ensino, visto que apresenta potencial para melhorar o desempenho dos alunos. A divisão dos alunos em grupos permitiu um atendimento individualizado, adaptado às necessidades específicas de cada um. No entanto, observamos que a maioria dos acadêmicos que não aderiu à tutoria, apresentaram menor desempenho na NP1. Desta forma, verificou-se que esta modalidade de apoio à docência é benéfica para ambos tutores e alunos, permitindo o aprimoramento de novas habilidades, disseminação do conhecimento adquirido e desenvolvimento profissional e pessoal, o que reforça a importância do investimento nesse tipo de apoio ao ensino.

Publicado
05-12-2023