ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NUTRIÇÃO: ABORDAGENS EDUCATIVAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE REALEZA, NO SUDOESTE DO PARANÁ.

  • Camila Procopio Custodio Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Paula de Lima
  • Camila Elizandra Rossi
  • Flavia Pascoal Ramos
Palavras-chave: Atividade Educativa. Escolares. Origem dos Alimentos.

Resumo

O Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional -  Nutrisan, desenvolvido no Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul, conta com dois projetos de extensão. Um dos  projetos trabalha em conjunto com instituições de ensino infantil e escolas do ensino fundamental, bem como com grupos atendidos em unidades básicas de saúde. O presente trabalho visa descrever atividades educativas realizadas com escolares matriculados na Escola Municipal Santo Antônio, do município de  Realeza, que tiveram como objetivo geral a promoção da alimentação adequada e saudável, com a consequente promoção da saúde na primeira infância. Como metodologia, foi primeiramente realizada uma visita na escola para verificar a demanda. Em seguida, foi elaborado um plano de ação no qual foi analisada a questão principal ou problemática, e foi decidido o método e temas das atividades educativas, bem como o tempo estimado para aplicação da mesma. Os temas abordados incluíram a importância de uma alimentação saudável e variada, a origem dos alimentos e os benefícios e materiais necessários para se implantar uma horta escolar. Além disso, esta atividade baseou-se em alguns princípios do Marco de Educação em Saúde e Nutrição (EAN), sendo estes: I. Sustentabilidade social, ambiental e econômica; II. Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade; VI. A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos; VII. A diversidade nos cenários de prática; e VII. Intersetorialidade. As estratégias e dinâmicas utilizadas incluíram uma roda de conversa sobre o que as crianças conheciam sobre a origem dos alimentos, e apresentação dos alimentos que provêm da horta através de slides com imagens. Além disso, os alunos assistiram a uma animação de vídeo curto, do personagem Chico Bento, intitulada “Na roça é diferente”, para conhecer a dinâmica da vida na roça que envolve o exercício de plantar e colher os alimentos, além de criar animais para o autoconsumo. A análise dos resultados da atividade foi feita de forma observacional e por meio de discussão, momento em que se observou que as dinâmicas  acentuaram a curiosidade dos alunos com o assunto, gerando  dúvidas que foram solucionadas durante a própria atividade. O assunto “horta” para os escolares que participaram das atividades é algo recorrente, já que o professor responsável por eles tem muito interesse em desenvolver uma horta escolar no futuro. Logo, observaram-se resultados gratificantes demonstrados  pela interação dos alunos e pelo interesse da escola em trabalhar em conjunto com o projeto. Como demandas necessárias para a implantação futura da horta escolar levantou-se que os alunos deverão ter participação desde a produção até a colheita para o consumo. Ainda, no momento da colheita, seria desenvolvida uma atividade que ensinasse aos alunos como higienizar corretamente os alimentos. Oliveira et al. (2018) destacam que a maior potencialidade encontrada em escolas de São Paulo tanto para a implantação da horta como para a realização de atividades pedagógicas com a mesma foi o interesse e envolvimento dos educandos no projeto, desafio já alcançado na escola de Realeza-PR. Outro fator motivador destacado no estudo das autoras é o envolvimento da equipe escolar para o sucesso do projeto da implantação e a manutenção de hortas escolares. Conclui-se que esse tipo de debate nesta etapa escolar é muito importante, já que, assim, as crianças poderão levar o aprendizado que tiveram para casa e consequentemente podem ganhar também o incentivo dos pais para uma boa e divertida alimentação. Além disso, as atividades com a Escola Municipal Santo Antônio foram e continuarão sendo uma grande parceira com o projeto de extensão, que propicia fácil acesso para as acadêmicas do Curso de Nutrição se relacionarem com as crianças e com a equipe da escola. Mais atividades como esta deverão ser continuamente realizadas para se atingirem os objetivos gerais delineados. 

 

Publicado
28-11-2022