DEPENDÊNCIA FUNCIONAL ENTRE IDOSOS DE JOINVILLE-SC E A INFLUÊNCIA NO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

  • Eduarda Camila Bau Grigol Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Alberti Noronha, Nutricionista Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-1437-6792
  • Eloá Angélica Koehnlein, Nutricionista Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Senescência. Dieta. Capacidade funcional.

Resumo

Introdução: O aumento da população idosa é uma realidade no mundo todo e com isso aumenta também a frequência de doenças relacionadas ao envelhecimento. A dependência funcional implica na qualidade de vida dos idosos, que necessitam do auxílio para realização das atividades de vida diária, incluindo a compra e o preparo dos alimentos. Objetivo: Verificar a frequência de dependência funcional e a influência  no consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) em idosos de Joinville, Santa Catarina (SC). Metodologia: Estudo de caráter quantitativo transversal, com coleta de dados de março a setembro de 2017, em Joinville-SC, advindos de uma amostra de conveniência de idosos com idade igual ou superior a 60 anos, participantes de grupos de educação em saúde, pacientes de um ambulatório de geriatria e neurologia e voluntários de um hospital público do município. A avaliação da capacidade funcional foi realizada através do Questionário de Atividade Funcionais de PFEFFER (FAQ), o consumo de FLV foi avaliado por meio de um questionário de frequência de consumo alimentar dos grupos das frutas e hortaliças, adaptado para conter alimentos regionais (amora, figo, morango, nectarina, pêssego, pinhão, radite, abacate, caqui e kiwi). Classificou-se o consumo desses grupos alimentares como “regular” quando o indivíduo referiu consumo  de uma porção de fruta mais uma porção de hortaliça em cinco ou mais dias da semana, e “irregular” quando o consumo foi inferior a este. Ainda, o consumo de frutas e hortaliças foi analisado separadamente sendo: “regular” a ingestão de uma fruta ou uma hortaliça em cinco ou mais dias da semana. Resultados: A amostra foi composta por 61 idosos predominantemente do sexo feminino (77,0%), com idade entre 70 e 79 anos (541%), com 1 a 4 anos de estudo (49,2%) e renda entre 1 a 3 salários mínimos (80,3%). Desse total, 18,0% apresentaram dependência funcional, 70,5% consumo irregular de FLV, 26,2% consumo irregular de frutas e 63,9% de hortaliças. Observou-se  consumo regular de FLV em 34,0% dos idosos sem dependência funcional, consumo regular isolado de frutas em 80%  e de hortaliças em 40%. Dos indivíduos que apresentaram dependência funcional 81,8% apresentaram consumo irregular de FLV. A mesma frequência foi observada para o consumo isolado de hortaliças. Já no que diz respeito ao consumo isolado de frutas verificou-se associação entre o mesmo e a dependência funcional (p=0,018) sendo que 54,5 % dos idosos que possuíam dependência funcional apresentaram consumo irregular. Considerações finais: Verificou-se que o consumo irregular de frutas e hortaliças foi  frequente nos idosos com dependência funcional, com especial influência no consumo de frutas.

Biografia do Autor

Luana Alberti Noronha, Nutricionista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) 2017-2022. Foi bolsista do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (NUTRISAN) da mesma instituição em 2019/2020 e voluntária no Projeto de Pesquisa "Consumo alimentar, estado cognitivo e fatores de risco cardiovascular em idosos do sudoeste do Paraná? em 2019/2021.

Eloá Angélica Koehnlein, Nutricionista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Maringá (2007), Especialização em Nutrição e Metabolismo na prática Clínica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2009), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2011) e Doutorado em Ciência de Alimentos pela mesma instituição (2014). Atualmente é Docente do curso de Nutrição e do Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de Nutrição Humana, Nutrição Clínica e Bioquímica da Nutrição com ênfase em Alimentos funcionais.

Publicado
27-11-2022