PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM CRIANÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE REALEZA-PR

  • Kassiane Dos Santos Nascimento Brandão Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mariana Letícia de Jesus Lucas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Camila Elizandra Rossi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Flávia Pascoal Ramos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional, Escolares, Alimentação Saudável, Sistemas Alimentares

Resumo

Em vigor desde 2012, como parte do programa NUTRISAN, o projeto de atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde, tem suas atividades em escolas, postos de saúde e centros de atenção psicossocial, nos Municípios de Realeza e cidades vizinhas. As ações são desenvolvidas com o objetivo de levar às coletividades a promoção da alimentação saudável e adequada, envolvendo todas as etapas do sistema alimentar, sendo este o destrinchamento de todos os processos relacionados à alimentação - produção, o processamento e distribuição de um alimento, até a sua devida escolha, preparação e consumo. A escola e a família são os principais agentes e parceiros no processo educacional para a formação das crianças, a parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação (RAMOS; SANTOS; REIS, 2013). É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento infantil (JACOB et al., 2019). Desse modo, o objetivo deste projeto é promover alimentação adequada e saudável por meio de ações de educação alimentar e nutricional, com a perspectiva de fomentar nos indivíduos maior autonomia nas suas escolhas alimentares saudáveis (BRASIL, 2012). Foram desenvolvidas três atividades em momentos distintos com escolares da 3° e 4° série, 1° série e pré-escolar, no período de Junho a Agosto de 2022, na Escola Municipal Menino Jesus, situada na zona urbana de Realeza, composta por estudantes da pré-escola e séries iniciais. Para tanto, foram elaborados planos de ação para cada atividade desenvolvida, de acordo com as necessidades educativas de cada faixa etária atendida. O plano de ação leva em conta o público alvo, problemática, objetivos, temáticas, recursos necessários e estratégias a serem utilizadas. Foram trabalhadas as seguintes temáticas: a importância da cor dos alimentos, a origem dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, higienização dos vegetais e lavagem das mãos. Foram utilizadas as seguintes abordagens e recursos educacionais: teatro com fantoches, músicas com o tema ‘comida brasileira’, dinâmica com desenhos da representação do corpo humano, atividades que estimulam  a autonomia das crianças na montagem do seu prato, e foi apresentado diversas frutas regionais as quais foi proposto que as crianças fizessem a montagem da salada de frutas ao seu gosto. A concretização das práticas educacionais realizada pelas alunas foram supervisionadas e orientadas pelas professoras responsáveis pelo projeto, Camila Elizandra Rossi e Flávia Pascoal Ramos, que conseguiram transpor o objetivo do projeto integrador como um todo. Durante as atividades, as crianças que participaram, se mostraram proativas e atuantes em todo momento, assim foi perceptível o aproveitamento das temáticas abordadas e o aprendizado qualitativo das mesmas.

Referências:

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

RAMOS, Flavia Pascoal, SANTOS, Ligia Amparo da Silva; REIS, Amélia Borba Costa. Educação alimentar e nutricional em escolares: uma revisão de literatura. Cadernos de Saúde Pública [online]., v. 29, n. 11, p. 2147-216, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311x00170112>. Epub 04 Jul 2013. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102-311x00170112.

JACOB, Lia Maristela da Silva et al.  AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: REVISÃO INTEGRATIVA . ln: UniCesumar. Saúde e Pesquisa. Maringá-PR, 23 ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/7146. Acesso em: 16 nov. 2022.

Publicado
05-12-2022