MONITORIA EM DISCIPLINA NO CURSO DE NUTRIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • HYRANA GABRIELA LUCAS GUADAGNINI CANDIDO Universidade Federal da Fronteira Sul
  • FLÁVIA PASCOAL RAMOS Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Monitor, Processo Ensino-Aprendizagem, Vivências no SUS, Apoio pedagógico

Resumo

Nos cursos superiores, a monitoria é uma estratégia de apoio ao ensino, que busca enfrentar as dificuldades dos estudantes no processo de aprendizagem (Haag et al., 2008; Frison, 2016). Com isso, a atividade que será relatada foi realizada com o apoio do projeto de monitoria do Componente Curricular Regular (CCR) de extensão, denominado Vivências no Sistema Único de Saúde (SUS), do curso de Nutrição, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza. Objetiva-se, portanto, relatar uma experiência de monitoria no semestre 2024.2 no CCR de Vivências no SUS. Segundo alguns autores, fazer da monitoria uma aliada, significa propor ao monitor que aperfeiçoe suas habilidades no processo de mediador das aprendizagens, mas também, depende do acompanhamento constante dos professores orientadores e qualificação dos monitores (Frison, 2016; Gonçalves et al., 2021). A ementa do CCR prevê que os estudantes conheçam a rotina do SUS a partir da vivência no sistema de saúde municipal e toda a carga horária é destinada às atividades de extensão e cultura. As atividades envolveram três etapas: 1. Planejamento das atividades a serem executadas; 2. Desenvolvimento das atividades nos serviços de saúde e; 3. Socialização das atividades com os demais colegas por meio de apresentações dos discentes acerca de suas vivências e entrega de relatório final. A monitora esteve envolvida em todas as etapas, auxiliando os discentes, sanando algumas dúvidas e trazendo inspirações de atividades para serem contempladas, mas sua maior participação foi no período prático, em que se teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das ações e o envolvimento dos discentes em algumas atividades. Ao final da disciplina, foi disponibilizado um questionário do Google Forms para que os estudantes fizessem avaliação do trabalho da monitora. De forma geral, os estudantes avaliaram o papel da monitoria e o desenvolvimento da monitora com nota 5, em uma escala de 1 a 5, 93,3% responderam que procuraram a monitoria e 100% responderam que foi sanado suas dúvidas após o contato. Também teve um espaço para que os discentes comentassem sobre o auxílio que recebeu e houve respostas como: “Ela nos auxiliou desde o começo para adequar as atividades a cada dia respectivo e tento depois no relatório final”; “Ao pedir ajuda, a monitora conseguiu esclarecer minhas dúvidas através do diálogo e da atenção que ela destinou. Pois alguns pontos não ficaram tão fáceis de entender de primeira, porém, com a exemplificação da monitora foi possível compreender e realizar as tarefas!”. E quanto a importância de ter um monitor no CCR de Vivências no SUS, 100% dos discentes concordaram que é importante. Com isso, é possível concluir que os discentes tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas e de qualificar o processo de aprendizagem, e em razão disso, os estudantes que procuraram a monitoria obtiveram bons resultados. Ser monitor é um desafio, pois requer dedicação do estudante monitor para conseguir auxiliar os estudantes do CCR, e essa troca é valiosa para o processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

21-08-2025