APLICAÇÃO DE PROCESSOS ELETRO-OXIDATIVOS AVANÇADOS (PEOAS) NA DEGRADAÇÃO DO FÁRMACO CLORIDRATO DE CIPROFLOXACINA (CIP).
Resumo
A disposição de resíduos fármacos no meio ambiente tem ganhado atenção da comunidade cientifica, por serem compostos com características de poluentes emergentes, sendo estes substâncias com elevado potencial tóxico, mas que tem seus efeitos no meio ambiente ainda pouco conhecidos. Tais substâncias orgânicas, quando não removidas acabam causando efeitos ecotoxicológicos indesejáveis à vida aquática. A presença destes resíduos nas mais diferentes fontes hídricas causa uma série de prejuízos a vida aquática tais como perturbação sexual em peixes e mutagenicidade para os organismos vivos. O Cloridrato de Ciprofloxacina (CIP) tem se mostrado um dos antibióticos mais prejudiciais ao meio ambiente devido aos efeitos tóxicos que exerce, diferentes estudos já relataram a presença de CIP em águas residuárias, águas superficiais, solos e efluentes hospitalares. Desta forma, este projeto consiste baseado no estudo da eficiência dos Processos Eletro Oxidativos Avançados (PEOAs) para o tratamento do fármaco cloridrato de ciprofloxacina (CIP). Com a utilização de um reator operando em sistema batelada sob condições monitoradas de radiação, foi estudada a influência das principais variáveis reacionais das diferentes configurações do reator, como: pH inicial, densidade de corrente, concentração de reagentes Fenton adicionadas, material do eletrodo, agitação, tempo de fotoeletrólise, energia de UV requerida, taxa de injeção de oxigênio dissolvido, dentre outros. O antibiótico Cloridrato de Ciprofloxacina foi escolhido para o presente estudo por ser um medicamento de alta prescrição para o tratamento de diversas infecções, consequentemente de alto consumo, o que faz com que haja uma grande quantidade de resíduos deste composto dispostos no meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).