“THE EHEALTH LITERACY SCALE” (eHEALS) – INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
A alfabetização em saúde eletrônica (eHealth) trata das capacidades individuais em buscar, encontrar, avaliar, integrar e aplicar o conhecimento em saúde adquirido diretamente de meios eletrônicos diversos. O presente estudo apresenta como objetivos: realizar a tradução e a adaptação transcultural do instrumento “The eHealth Literacy Scale” (eHEALS) para a língua portuguesa do Brasil; e validar a versão brasileira do eHEALS para utilização em estudos da área de saúde. O instrumento foi traduzido para o português e retro-traduzido para o inglês por quatro tradutores independentes. Para avaliar a necessidade de adaptações, a versão inicial foi aplicada a 20 voluntários com diferentes níveis de escolaridade. Posteriormente, 400 estudantes de nível superior, com idades entre 18 e 50 anos, foram recrutados como voluntários. Quatro instrumentos foram aplicados: a) eHEALS, b) um questionário com questões demográficas, socioeconômicas, de utilização de informações de saúde, estilo de vida saudável e da autopercepção da saúde, c) Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14), e d) questionário de Qualidade de Vida SF36. A versão brasileira do instrumento eHEALS encontra-se traduzido e validado. Novos estudos são necessários para aplicar o instrumento na mensuração de diferentes contextos em saúde para avaliar a capacidade relacionadas à alfabetização em saúde eletrônica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

