AVALIAÇÃO DE UM COLETOR DE SOLO PARA AMOSTRAS INDEFORMADAS: EFEITO SOBRE A CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO
Resumo
A caracterização física do solo para fins de avaliação da qualidade física do solo requer o uso de metodologias de coleta que garantam a preservação da estrutura do solo original das condições de campo. A metodologia padrão para a coleta de amostras de solo com estrutura preservada utiliza coletores e martelos para inserir o anel no solo por pancadas. Essa metodologia pode comprometer a estrutura do solo, não refletindo as condições de campo. Diante disso, o objetivo geral desse estudo é construir e avaliar a eficiência de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada para fins de análises físicas do solo. O coletor proposto insere os anéis no solo através da pressão exercida por um parafuso, que ao ser girado, irá empurrar o anel de coleta no solo. Essa metodologia nova de coleta, foi comparada com o método padrão de coleta de amostras de solo. Para isso, foram coletadas amostras de solo com estrutura preservada nas camadas de 0 a 10 e 10 a 20 cm de profundidade, em Latossolos sob diferentes condições de uso e manejo: plantio direto e cultivo mínimo. Em cada condição de uso e manejo do solo foram coletadas 10 amostras de solo, em cada camada, para cada metodologia de coleta. Nas coletas foram utilizados anéis de aço inox com 4,9 cm de diâmetro e 5 cm de altura, com bordas cortantes. Com essas amostras foi determinada a densidade do solo, a distribuição de poros e a condutividade hidráulica do solo saturado e a curva de retenção de água no solo. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, sendo 10 o número de repetições para cada condição de uso e manejo. Os dados foram submetidos a análise da variância e comparados pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade. Além disso, para cada parâmetro analisado foi realizada uma análise estatística descritiva, para determinação do coeficiente de variação, desvio padrão, média, mediana, moda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).