AVALIAÇÃO ESCOLAR EM FOCO NO PROCESSO CONSTITUTIVO DA DOCÊNCIA
Resumo
Pensar na avaliação escolar como parte intrínseca ao processo de ensino requer entender como esta vem sendo compreendida na contemporaneidade, visto que a mesma decorre de concepções passadas, que vão se reconstruindo. O que nos impulsionou a investigamos as concepções e práticas de avaliação de professores em formação inicial e continuada durante o diálogo dos cinco (5) encontros formativos relacionado as quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Teve por objetivo explorar entendimentos acerca do processo de avaliar para melhor ensinar e aprender, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Apresentamos breve fundamentação teórica sobre a temática contribuindo com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Problematizamos as quatro gerações com os diálogos emergidos. Enfim, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando vivenciado momentos de problematização junto aos envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).