APLICATIVO PARA RECONHECIMENTO DE PONTOS TURÍSTICOS
Resumo
A área de visão computacional (CV) se propõe a desempenhar tarefas do sistema visual humano (SVH) num contexto computacional, mas, em muitas delas, o SVH ainda não foi superado. Uma delas é a de classificação, na qual várias operações são realizadas para extrair características relevantes das imagens e assim tentar determinar o que está retratado nelas. Porém, esta tarefa é muito difícil pois estamos tentando recuperar informações desconhecidas e ambíguas. Por isso precisamos utilizar métodos que nos ajudem a remover possíveis respostas incorretas, como clustering e detecção e extração de labels. A ideia deste trabalho é desenvolver um aplicativo Android que funcione como uma rede social fotográfica que utilize várias destas técnicas em conjunto, de modo a adicionar robustez às suas falhas individuais, para identificar o ponto turístico retratado nas fotografias. Existem propostas similares, mas que dependem fortemente de técnicas avançadas de busca, indexação e machine learning, além de um grande volume de exemplos (imagens com labels). Neste caso, a comunidade de usuários é responsável pela construção do banco de dados. O projeto ainda não está concluído, mas tem sido de grande aprendizado e alguns testes exploratórios exibiram resultados promissores, com acurácia e precisão próximos de 90%.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

