LEIBNIZ E KANT: PRINCÍPIO DE RAZÃO SUFICIENTE E O “INCONDICIONADO”
Resumo
Este trabalho visa, a partir da filosofia de Leibniz e de Kant, estabelecer uma conexão entre o princípio de razão suficiente (doravante “PRS”) e o conceito de “incondicionado”. Seu ponto de partida é a tese que Boehm apresenta em The Principle of Sufficient Reason, the Ontological Argument and the Is/Ought Distinction (2016), que consiste – em linhas gerais – no argumento de que o estatuto nomológico do PRS depende da aceitação ou não da suficiência do argumento ontológico. Aceitando-se a consistência da refutação kantiana ao argumento ontológico, procura-se estabelecer sua relação com a determinação do estatuto nomológico do PRS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).