O ENFOQUE CTS E A BUSCA DE UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO DIRECIONAMENTO DADO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO: AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA
Resumo
Mediante a educação, particularmente a Educação em Ciências, busca-se a constituição de uma cultura de participação social em processos decisórios envolvendo questões marcadas pela componente científico-tecnológica. Para que isso se torne possível, entende-se como necessária e indispensável a problematização da suposta neutralidade atribuída a ciência-tecnologia (CT), considerando que essa compreensão sustenta e legitima modelos decisórios tecnocráticos. Porém, no campo ciência-tecnologia-sociedade (CTS), diversas vezes, postula-se uma participação social que se compreende como limitada (SANTOS, 2016). Nesse cenário, emergiu o problema de pesquisa, o qual buscou investigar: Como a não neutralidade da CT e a presença de valores no desenvolvimento científico-tecnológico tem sido discutida nas práticas educativas CTS e quais encaminhamentos têm sido dados a essas práticas? Os encaminhamentos metodológicos seguiram de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD), esta constituída de três etapas: unitarização, categorização e a comunicação. Como resultados desse processo, identificamos 4 categorias: 1) Discursos que endossam a suposta neutralidade atribuída a CT; 2) Pertinência de práticas educativas CTS: cultura de participação social; 3) Percepção da presença de valores e intencionalidades; 4) Abordagens limitadas a avaliação do impactos da CT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).