QUALIDADE DE SEMENTES DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DO TEOR DE ÁGUA NA COLHEITA E DA ARMAZENAGEM
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Produção de sementes, Antecipação de colheita.Resumo
A qualidade de uma semente é determinada por fatores genéticos, físicos, sanitários e fisiológicos, sendo estes expressados com potencial máximo na maturidade fisiológica. No entanto é neste período que as sementes apresentam altos teores de água dificultando o processo de colheita e de armazenamento. Durante o processo de produção de sementes as características físicas e fisiológicas podem ser influenciadas por inúmeros processos desde a colheita até o armazenamento. Desta forma, a antecipação da colheita visa a retirada das sementes do campo o mais próximo do ponto de maturidade fisiológica, protegendo-as assim, dos processos de deterioração desencadeados pela variação de umidade e temperatura do ambiente. Além disso, para que uma semente possa manter o potencial de qualidade adquirido no campo ao longo do tempo, é necessário que o sistema de armazenagem seja ideal, principalmente em relação a umidade e temperatura, além do controle de pragas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade física e o desempenho fisiológico de sementes de feijão colhidas com diferentes teores de água e submetidas a diferentes sistemas e períodos de armazenagem. O ensaio foi instalado em laboratório utilizando-se sementes de feijão preto, cv. BRS Campeiro, oriundas do cultivo na área experimental da UFFS campus Erechim/RS. As colheitas foram realizadas de forma manual em duas épocas diferentes: quando as sementes apresentaram teor de água de 35,2 e 16,5%. A armazenagem foi realizada em dois sistemas: hermético e não hermético, por 120 dias. As análises físicas e fisiológicas foram realizadas a cada dois meses, totalizando três períodos de armazenagem: 0, 60, 120 dias. Para a execução do projeto foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, arranjado em esquema fatorial 3x2x2 (tempo x teor de água na colheita x sistema de armazenagem), com quatro repetições. Para avaliar as características físicas das sementes foram determinados o teor de água e o peso de mil sementes. Já para verificar a qualidade fisiológica das sementes foram realizados o teste de germinação e o teste de envelhecimento acelerado. O tempo de armazenagem influenciou negativamente na qualidade física e fisiológica das sementes de feijão. O sistema hermético proporcionou melhores condições de armazenagem para conservação das sementes. A colheita realizada com teor de água de 16,5% apresentou melhores resultados para germinação e vigor.
Referências
LABBÉ, L.M.B. Armazenamento de sementes. In: PESKE, S.T. et al. Sementes: fundamentos científicos e tecnológicos. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária (UFPel), p.283-322, 2003.
TUNES, L. M. et al. Armazenabilidade de sementes de cevada colhidas em diferentes épocas. Bioscience Journal, v. 26, n. 3, p. 403-412, 2010.
ZIMMER, P. D. Fundamentos da qualidade da semente. In: PESKE, S.T.; FILHO, O. A.L.; BARROS, A. C. A. Sementes: fundamentos científicos e tecnológicos. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária (UFPel), p. 99-158, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).