VIOLÊNCIAS CONTRA MULHERES UNIVERSITÁRIAS LGBTQIA+
Palavras-chave:
Minorias Sexuais e de Gênero, Universidades, Violência contra a MulherResumo
No Brasil, a violência contra a mulher é considerada uma das grandes questões da contemporaneidade, principalmente quando se refere a mulheres LGBTQIAPN+. O objetivo geral é reconhecer as violências perpetradas contra mulheres universitárias LGBTQIAPN+. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semi estruturado, e analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa 34 mulheres universitárias, matriculadas em seis diferentes instituições de ensino superior, sendo três de âmbito privado e três públicas, localizadas nas regiões sul, sudeste e nordeste do país. O projeto foi aprovado eticamente, conforme CAAE nº 19369019.8.0000.5564. Foi constatado que 67,6% das participantes já sofreram algum tipo de violência, sendo as mais frequentes a psicológica e moral. No entanto, em relação ao sentimento de estarem seguras dentro do campus, 67,6% também responderam que se sentem seguras, gerando, à princípio, uma contradição que pode ser explicada pela banalização de alguns tipos de violência, como a psicológica e a moral. Espera-se que a permanência digna se torne parte da realidade do direito à educação que vem sendo conquistado pelas populações historicamente invisibilizadas em nosso país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).