CIÊNCIA-CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO: PROMOVENDO A LIMNOLOGIA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Saúde Ambiental.Resumo
A gestão dos recursos hídricos é tema emergente para conservação da vida e da qualidade desta, desta forma, sensibilizar cidadãos para o tema e monitorar a qualidade de corpos d’água são ações essenciais. O projeto de monitoramento participativo de águas na porção oeste da Bacia Hidrográfica do Baixo Iguaçu teve como objetivo capacitar voluntários para identificação de macroinvertebrados, consolidar processos coletivos e instalar um processo de monitoramento contínuo em pontos selecionados pelo coletivo do projeto. Para caracterização da qualidade ambiental dos pontos foram utilizados três critérios principais: avaliação ambiental dos habitats físicos, avaliação de parâmetros químicos de acordo com a Resolução 357/2005 do Conama para águas da Classe II e avaliação ambiental de acordo com um índice de qualidade baseado na bioindicação de macroinvertebrados. Em relação à caracterização ambiental dos habitats físicos os pontos #2 Três Angicos, #3 Caminhódromo e #5 CRAC foram considerados de perturbação moderada, enquanto os demais foram considerados de mínima perturbação. No que diz respeito às variáveis químicas analisadas, a maioria dos pontos apresentaram concentrações de fósforo e de Ferro dissolvidos maiores que as previstas para águas da classe II do Conama, sendo provavelmente estas características relacionadas com a lixiviação, para além disso o ponto #2 Três Angicos apresentou concentrações acima das preconizadas pela CONAMA 357/2005 para o Nitrito nos dois trimestres e o ponto #5 CRAC apresentou valores fora dos determinados pela resolução previamente citada para Nitrito e Nitrato. Por fim, os dados de macroinvertebrados indicam necessidade de atenção, visto que em todos os pontos nos quais a determinação foi possível, a perturbação foi classificada como moderada ou alta em pelo menos uma das campanhas realizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).